Musk diz que novos usuários do X podem precisar pagar temporariamente para tuitar

Medida seria forma de combater os robôs de spam na rede social

Maria Luiza Dourado

(Foto: Dan Kitwood/Getty Images)

Publicidade

A rede social X, antigo Twitter, pode passar a cobrar uma taxa de novos usuários. O plano foi mencionado na tarde desta segunda-feira (15) pelo dono da rede social, o bilionário Elon Musk. Supostamente, a cobrança valeria para os primeiros três meses de um usuário na plataforma – depois desse período, as postagens seriam gratuitas. A ideia é combater as postagens feitas por robôs, um dos principais problemas da rede social.

“Infelizmente, uma pequena taxa para acesso à escrita de novos usuários é a única maneira de conter o ataque implacável de bots. A IA atual (e as fazendas de trolls) podem passar [o aviso] “você é um bot” com facilidade”, disse Musk ao responder uma postagem sobre o tema no X.

Em resposta a outro usuário, Musk informou que a medida para novos usuários seria temporária. “Isso é apenas para novos usuários. Eles poderão escrever ações gratuitamente após 3 meses”, explicou.

Continua depois da publicidade

A rede social já testou a cobrança de uma assinatura anual de US$ 1 nas Filipinas e na Nova Zelândia para que usuários possam postar e interagir com outras contas no X.. Musk não forneceu outros detalhes da medida, como a data para o início da cobrança e o valor da taxa.

Tópicos relacionados

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.