Conteúdo editorial apoiado por

Como declarar rendimentos recebidos de aluguel no Imposto de Renda?

Valores recebidos devem ser informados na seção "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior" pelo titular

Equipe InfoMoney

Publicidade

Dúvida de leitor: como informo na declaração os valores que recebo mensalmente de uma pessoa física que me paga aluguel?

*Por Nathalia Maestrelo

“Declarar o pagamento de aluguel no Imposto de Renda (IR) no Brasil requer atenção a detalhes específicos, tanto para quem paga quanto para quem recebe o aluguel. Se você é o locador (quem recebe o aluguel), veja como declarar:

Continua depois da publicidade

Rendimentos Recebidos

Na declaração, os valores recebidos com aluguéis devem ser informados na seção “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular”. Ela está localizada no menu do lado esquerdo do programa da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

Informe o CPF do titular do pagamento e do beneficiário do serviço, além do valor por mês.

Publicidade

Carnê-Leão

Se o locador recebe o aluguel diretamente de pessoas físicas, deve preencher mensalmente o Carnê-Leão, que é um recolhimento antecipado do imposto devido sobre os aluguéis recebidos. Na Declaração do IR 2024 é possível importar os dados do Carnê-Leão do Portal e-CAC, no sistema Meu Imposto de Renda clicando em “Acessar Carnê-Leão”.

Despesas Dedutíveis

Continua depois da publicidade

O locador pode deduzir despesas para manter o imóvel, como taxas de condomínio, IPTU, manutenção, entre outras, desde que essas despesas não tenham sido reembolsadas pelo inquilino.

Informe Anual

No final do ano, o locador deve incorporar os valores apurados mensalmente no Carnê-Leão à sua Declaração de Ajuste Anual do IRPF.”

Publicidade

*Nathalia Maestrelo é tributarista e sócia da Auddas Consultoria.

Leia também: