Leão

Como declarar pagamento de aluguel no Imposto de Renda?

Locatário e locador devem declarar os aluguéis de formas diferentes

 

Dúvida do leitor: Como declarar pagamento de aluguéis? Somo o valor de todos os meses pagos ou declaro mês a mês? E em qual ficha devo declarar?

Resposta de Samir Choaib*:

A pessoa que paga o aluguel, o chamado locatário, deve informar os valores na ficha de “Pagamentos Efetuados”, com o código “70 – Aluguéis de imóveis”. É preciso informar também o nome do locador (o dono do imóvel, que recebe os aluguéis) e o seu CPF ou CNPJ.

O valor declarado deve ser a soma de todos os aluguéis que foram pagos no ano, e não o valor mensal. Alguns contribuintes se confundem nesse ponto porque, no caso do locador, a declaração do recebimento dos aluguéis é feita mês a mês (se o locatário for pessoa física).

Vale destacar que IPTU e taxa de condomínio não devem ser incluídos no valor.

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio-fundador do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em Imposto de Renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. Durante anos atuou como chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.

Como declarar investimentos no IR?
Baixe de graça um ebook que explica como declarar seus investimentos (e quais são isentos) no Imposto de Renda:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.