Dúvida de leitor

Como declarar imóvel comprado via Casa Verde e Amarela no Imposto de Renda?

Declaração deve conter no campo de descriminação as prestações e detalhes da operação; veja como

Por  Equipe InfoMoney -

Dúvida de leitor: Estou adquirindo um imóvel de R$ 130 mil pelo programa Casa Verde e Amarela. Ainda não estou pagando meu financiamento com o banco, porque estou na fase de pagar a construtora. Como devo declarar isso no meu IR? Com código de apartamento ou de construção? Na situação até 31/12/2021 devo informar os valores pagos à construtora até o momento?

Resposta por Valdir Amorim*

“Informe o apartamento na ficha ‘Bens e Direitos’, no grupo ’01 Bens Imóveis‘, sob o código ’11 – Apartamento’.

Selecione o país de localização do imóvel (105 – Brasil), e informe nos respectivos campos, o Número de Inscrição Municipal e a data de aquisição do imóvel.

No campo ‘Discriminação’, informe os dados relativos à operação, mencionando tratar-se de imóvel adquirido na planta, o nome e o CNPJ da incorporadora, bem como as condições de pagamento.

Deixe em branco o campo ‘Situação em 31.12.2020’, e indique no campo ‘Situação em 31.12.2021’, o montante pago até aquela data (entrada mais prestações pagas à construtora, bem como os eventuais gastos com corretagem – esses valores devem ser informados também na ficha ‘Pagamentos Efetuados’, sob o código ’72 – Corretor de Imóveis’, com indicação do nome do CPF/CNPJ do beneficiário).

Por fim, informe nos campos correspondentes, a localização e a área total do imóvel, responda à pergunta se o imóvel é ou não registrado no Cartório de Registro de Imóveis, e, em caso afirmativo, indique o número de matrícula do imóvel, bem como o nome do cartório”.

*Valdir Amorim é coordenador da consultoria  tributária IOB.

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!

LEIA MAIS

Compartilhe