Com dados do Open Finance, BB vai permitir simulações e promete acelerar portabilidade de crédito

Clientes que autorizarem uso dos dados e poderão puxar as informações de empréstimos que têm em diferentes instituições

Estadão Conteúdo

Aplicativo do Banco do Brasil

Publicidade

O Banco do Brasil vai permitir que os clientes comparem condições e peçam a portabilidade de crédito de outros bancos por meio de seu aplicativo, usando dados obtidos via Open Finance, informou o banco com exclusividade ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. O objetivo é acelerar e facilitar a operação.

A portabilidade de crédito permite que o cliente transfira um empréstimo, por exemplo, de um banco para outro, em busca de melhores condições de pagamento ou menores taxas.

Mas, segundo Renato Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, hoje há muitos entraves para que a troca realmente aconteça, e o regulador vem trabalhando para que o processo se torne mais fluido justamente por meio do Open Finance.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como funciona?

Com a solução criada pelo Banco do Brasil, os clientes que usam o aplicativo da instituição não precisarão consultar cada instituição com quem tem empréstimo para obter os dados do contrato e então preencher todas as informações das operações que pretendem fazer a portabilidade.

Após autorização do dono dos dados, o banco consultará as informações diretamente de outras instituições financeiras, o que deve tornar a experiência do cliente mais fluida e sem atritos.

Além disso, deve agilizar a efetividade do procedimento e possibilitar que as condições negociais sejam personalizadas, considerando o cliente e a operação a ser portada.

Continua depois da publicidade

“Com foco na educação financeira, ao simular a portabilidade do empréstimo, a solução do BB apresenta ao cliente a comparação das condições nas duas instituições, facilitando a escolha da opção mais vantajosa para ele”, comenta Marisa Reghini, vice-presidente de tecnologia e negócios digitais do BB.

“Tudo isso de forma digital e usando a infraestrutura do Open Finance. Essa é mais uma solução que materializa as vantagens do cliente aderir ao Open Finance”, afirma a VP do banco, que está na dianteira em produtos e serviços via Open Finance.

Como fazer a simulação ou portabilidade?

Para fazer o procedimento, basta o cliente compartilhar com o BB as informações do crédito na referida instituição financeira que já tem contrato.

Antes da simulação, o cliente poderá fazer algumas escolhas, como a linha de crédito e o vencimento da primeira parcela.

Depois, será apresentado o resumo da portabilidade comparando item a item as condições do empréstimo no BB e no concorrente, inclusive com a diferença de valor mensal.

A novidade está em fase de testes com alguns clientes e funcionários, mas deve ser ampliada para toda a base de usuários do banco nas próximas semanas. A solução será apresentada no estande do BB do evento Febraban Tech, em São Paulo, que acontece entre os dias 27 e 29 de junho.