Bancos cortam juros e suspendem cobranças para clientes afetados no Rio Grande do Sul

Instituições financeiras estão mais flexíveis no pagamento de contas e renegociando dívidas para os atingidos pelas chuvas no estado

Equipe InfoMoney

Visão aérea do centro de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul,(Foto: Renan Mattos/Reuters)

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Diante da tragédia do Rio Grande do Sul, que já acumula 90 mortos e 132 pessoas desaparecidas pelas enchentes, os maiores bancos do país criaram medidas para auxiliar seus clientes afetados pela crise climática.

Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) têm ofertas temporárias para minimizar os eventuais problemas financeiros de clientes da região, como redução de taxas de juros, suspensão de cobranças de pessoas físicas e jurídicas, condições especiais de negociações de dívidas, operações especiais com as seguradoras, além de doações.

Os bancos também informaram que suas agências físicas foram afetadas com as enchentes dos últimos dias. O Itaú, por exemplo, afirmou que das 116 agências que possui no Rio Grande do Sul, 52 foram atingidas. Desse total, 36 estão inoperantes e 16 operam em sistema de contingência.
Segundo o balanço do Banco do Brasil, um total de 25 agências foram alagadas na região, sendo que 16 permaneciam inundadas na manhã desta terça (7). O banco irá instalar, ao longo das próximas semanas, unidades temporárias de atendimento nos municípios onde não for possível a retomada do atendimento presencial.

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O InfoMoney aguarda informações das ações de Caixa Econômica Federal.

Confira:

Banco do Brasil

O Banco do Brasil anunciou que seus clientes pessoas físicas da região terão carência de até 6 meses para pagamento da primeira parcela na contratação do BB Crédito Consignado ou do BB Crédito Salário. O banco também estornará a tarifa de emissão de segunda via dos cartões e dará tratamento diferenciado para encargos e saldo devedor dos clientes das regiões afetadas.

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O saldo devedor das faturas de cartões Ourocard não pagas integralmente durante o período de calamidade será transportado para o mês seguinte, sem incidência de encargos. Também serão suspensas as ações de cobrança e de negativação de clientes localizados em municípios afetados.

Os clientes PJ poderão ter três parcelas prorrogadas extraordinariamente, para as linhas Reescalonamento PJ, Renegociação Massificada e Renegociação Especial, ou até seis parcelas, para as linhas BB Capital de Giro Digital e BB Financiamento PJ. Também haverá isenção ou estorno de tarifas dos produtos Cobrança Bancária, Pagamentos em Lote e Débito Automático de clientes MPE por 60 dias (1º/5 a 30/6).

Já as operações de financiamento imobiliário e empréstimo com garantia de imóvel poderão ter até quatro parcelas de capital e encargos básicos repactuadas e transferidas para o final do cronograma.

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Os produtores rurais dos municípios afetados também terão as operações prorrogadas, de acordo com a necessidade e a manutenção dos encargos originais. Além disso, haverá uma esteira diferenciada para o acionamento dos seguros.

Ainda na área de seguridade, a esteira de assistências e de sinistros foi reforçada: nos seguros Residencial e Empresarial foram ampliados os valores dos serviços de limpeza, cobertura de telhados e desentupimento previstos nas apólices. A BB Seguros também enviou reguladores e peritos às regiões atingidas, com possibilidade de realizar a vistoria presencial ou de forma remota.

“Estamos mobilizando recursos necessários para prestar assistência imediata e contínua, e permaneceremos próximos durante todo o tempo, com uma série de ações negociais e de apoio social”, afirmou Tarciana Medeiros, presidente do banco em comunicado.

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Bradesco

O Bradesco informou que oferecerá condições especiais nas renegociações de dívidas, com prazos de carência de até 180 dias, para clientes pessoas físicas e jurídicas que precisarem renegociar o pagamento de linhas de crédito como capital de giro, crédito pessoal e crédito direto ao consumidor.

Além disso, o banco também atua com seu braço segurador. “Até o momento, a companhia está com guinchos e carros de apoio à população nas cidades. Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul e Porto Alegre são os municípios com mais chamados para a seguradora, que reforçou a equipe de atendimento”, disse o banco em comunicado divulgado nesta terça (7).

O banco também está operando uma conta para receber doações e destinar à região.

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Itáu

O Itaú anunciou que suspendeu cobranças de seus clientes que vivem nas regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul e também fez uma doação de R$ 5 milhões para contornar os efeitos da crise climática.

“Absolutamente tudo que é possível, temos suspendido nesse momento. […] Eu não acho que esse é um assunto que tem solução de curto prazo. A gente tem que estar próximo. O nosso apoio com certeza não termina aqui. A cidade vai precisar de um grande apoio para a reconstrução” afirmou o presidente Milton Maluhy Filho, em entrevista à imprensa sobre o balanço do banco nesta terça (7).

Entre as medidas tomadas, estão a suspensão imediata de toda e qualquer cobrança (tarifas, encargos, taxas) dos clientes pessoas físicas e jurídicas.

O banco fez doação inicial de R$ 5 milhões para a associação União Brasil e firmou parceria com a Azul para o transporte de mantimentos e equipamentos de saúde.

Internamente, o banco tem estimulado as doações de funcionários e, para cada doação de colaborador efetivada, o banco fará uma contribuição de igual valor.

Santander

O Santander afirmou que adotará medidas para ampliar prazos e condições especiais de pagamento de faturas e empréstimos pelos clientes do Rio Grande do Sul.

No crédito pessoal, o banco reduzirá em até 20% as taxas de juros e dará carência de até 40 dias para o pagamento das parcelas em novas contratações.

No cartão de crédito, vai ampliar de 10 para 24 meses o parcelamento máximo de faturas, com desconto nas taxas, e manterá limites em maio.

O Santander também permitirá que os clientes posterguem o pagamento das próximas duas parcelas do crédito imobiliário, além de renegociações via site ou aplicativo, com até 60 dias de carência, redução de até 70% nas seis primeiras parcelas e prazo de até 120 meses.

Também haverá condições especiais nas renegociações da financeira do banco, e na liberação de seguros. Além disso, as cobranças e negativações de clientes em atraso serão suspensas em maio.

Para pequenas empresas, o banco concederá condições especiais em linhas como as de capital de giro e ampliará o parcelamento das faturas de cartão.

No caso de empresas médias e grandes e clientes agro, o banco está contatando os clientes para analisar cada caso.

Assim como o Itaú, o banco também vem estimulando doações dos funcionários do banco e vai “dobrar” o volume doado. “Os recursos do fundo de ajuda criado pelo Santander serão destinados a entidades públicas e do terceiro setor para a reconstrução das localidades atingidas, prioritariamente”, afirmou o banco em comunicado.

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