62% dos brasileiros acreditam que país está em crise econômica, diz pesquisa

32% dos entrevistados avaliam que Brasil está conseguindo superá-la e 5%, que a economia vive um bom momento; governo é apontado como o principal culpado

Estadão Conteúdo

Economia brasileira moeda (Foto: Getty Images)

Publicidade

Mais de seis em cada dez brasileiros acreditam que o Brasil está em crise econômica, com dificuldade de recuperação, segundo pesquisa de opinião realizada pela FSB Pesquisa e pelo BTG Pactual. Outros 32% avaliam que o país está conseguindo superá-la e 5% pensam que a economia vive um bom momento.

Entre os motivos, dois em cada cinco entrevistados dizem que o principal responsável pela crise econômica é o governo atual. A pandemia vem em seguida, com 25%, governos passados aparecem com 21% e situação internacional tem 8%.

Leia também:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O levantamento realizado com 2 mil eleitores por telefone, entre sexta-feira (22) e domingo (24), e os resultados foram divulgados na segunda-feira (25). Em termos de expectativas, há um certo pessimismo por parte dos entrevistados:

Pesquisa eleitoral

Na pesquisa eleitoral, o ex-presidente Lula (PT) lidera com 41% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, com 32%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 9%, e na sequência vêm diversos candidatos empatados dentro da margem de erro (os demais candidatos não pontuaram):

Continua depois da publicidade

A metodologia das perguntas feitas foi “estimulada e única”, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2 pontos porcentuais. O registro do levantamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é o BR-04676/2022.