Perspectivas

Varejo e serviços no Brasil, dados de inflação nos EUA e eleição de novo conselho da Petrobras: o que acompanhar na semana

Tudo o que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Por  Mitchel Diniz -

A semana será mais curta, porém carregada de indicadores, com direito a vencimento de opções sobre Ibovespa, na quarta-feira (13), e de opções sobre ações, na quinta (14). Na sexta-feira (15), a B3 e as Bolsas em Nova York estarão fechadas em função do feriado católico da Sexta-Feira Santa, que precede a Páscoa, no domingo.

Mais uma vez, o Banco Central não deve apresentar o Relatório Focus na segunda-feira. As projeções semanais dos economistas que deveriam ter saído na semana passada também não foram divulgadas ainda. Os atrasos ocorrem em função da greve dos funcionários do BC, o que também deve prejudicar a divulgação do IBC-Br, índice de atividade econômica da autoridade monetária, conhecido popularmente como “prévia do PIB”.

A expectativa é que as previsões do Focus, quando forem divulgadas, mostrem uma piora no sentimento do mercado sobre a economia brasileira. Afinal, o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de março, divulgado na última sexta-feira, avançou 1,62%, superando todas as expectativas para a inflação. Economistas preveem que o ciclo de aperto monetário dure por mais tempo e com a Selic acima de 13% ao ano.

Dois indicadores da economia brasileira serão divulgados antes do feriado. Na terça-feira (11), saem os dados do setor de serviços, referente a fevereiro. Na quarta-feira (12), tem os números do varejo, relativos ao mesmo período.

“Em relação aos ganhos do setor de serviços, prevemos um aumento de 1% em relação a janeiro, com o componente de serviços domésticos avançando 5.3% na margem”, afirma o Itaú, em análise. Para o varejo, a previsão do banco é de alta mensal de 1,4% no núcleo e de 1,9% no varejo mais amplo, que inclui veículos e material de construção.

Nos Estados Unidos, foco em dados de inflação e discursos de dirigentes do Banco Central Americano, que tem adotado um tom cada vez mais austero em relação ao ciclo de aperto monetário no país.

A semana começa com discurso de dois nomes do Federal Reserve: Raphael Bostic e Charles Evans, já na segunda-feira (11). Na terça, sai o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), referente ao mês de março. Projeções apontam para um avanço de 1,2%. Na quarta, é a vez do Índices de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês).

Atenção também para dados dos estoques americanos de petróleo, previstos para quarta-feira. Nesse mesmo dia, sai o relatório mensal de produção da matéria-prima da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep+). Na semana passada, os preços da commodity arrefeceram depois que alguns países liberaram reservas, na tentativa de compensar efeitos do embargo ao óleo russo. A guerra na Ucrânia e novas sanções à Rússia também seguem no radar.

Noticiário político e corporativo

Depois de anunciar oficialmente a indicação de Geraldo Alckmin como vice o ex-presidente Lula na corrida eleitoral deste ano, a chapa entre PT e PSB deve ser oficializada nos próximos dias. Para quarta-feira, está prevista a divulgação da Pesquisa PoderData e já na segunda-feira a da XP/Ipespe, para o governo de São Paulo.

No noticiário corporativo, destaque para o início da temporada de balanços das empresas nos Estados Unidos, referentes ao primeiro trimestre deste ano. A gestora BlackRock, o JP Morgan e a Delta Airlines dão o pontapé inicial e divulgam seus números na terça-feira. Na quinta, é lista mais extensa: Morgan Stanley, Citigroup, Goldman Sachs, United Health, US Bancorp e Wells Fargo.

Aqui no Brasil, estão previstas as prévias operacionais de Banco Inter (BIDI11), na segunda-feira e de Even (EVEN3) na terça-feira.

Mas o evento mais aguardado é a assembleia geral ordinária (AGO) que deve eleger o novo conselho da Petrobras (PETR3;PETR4), e está prevista para a próxima quarta-feira. Os acionistas devem avaliar os nomes indicados pelo Ministério de Minas e Energia: José Mauro Ferreira Coelho, para a presidência da companhia, e Marcio Andrade Weber, para a presidência do conselho.

Na terça-feira, a Ambev (ABEV3) realiza seu Investor Day e nesse mesmo dia a Fras-le (FRAS3) reúne acionistas em assembleia geral extraordinária para eleger membros do conselho e estabelecer mudanças em seu estatuto social. Na segunda-feira, a companhia estreia com novas ações na Bolsa após follow-on.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Compartilhe