Vale (VALE3) tem maior queda diária em três meses com tombo do minério; siderúrgicas lideram perdas do Ibovespa

Ações são pressionadas por controles de estoques de minério da China, o que derrubou a cotação da matéria-prima

Mitchel Diniz

Publicidade

Em um dia ruim para a Bolsa brasileira, as ações de mineradores e siderúrgicas figuram entre as principais baixas do Ibovespa no dia. As empresas repercutem o tombo no preço do minério de ferro no mercado internacional. A Vale (VALE3) enfrentou sua pior queda diária em três meses. Os papéis fecharam em baixa de 4,3%, a R$ 85,65.

Na Bolsa de Dalian, os futuros de minério de ferro de referência da China caíram 4,54%, pela quarta sessão consecutiva, impactando também os preços do aço. Os investidores ainda estavam preocupados com as intervenções do governo no mercado. As autoridades querem evitar manipulação de preços e exige que comerciantes de minério de ferro liberem estoques excessivos.

Os estoques portuários da matéria-prima na China estavam em 156,35 milhões de toneladas em 11 de fevereiro, pairando em torno das máximas de três anos, mostraram dados da consultoria SteelHome. No ano passado, a pressão do governo chinês sobre os estoques de minério de ferro para evitar manipulações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O ponto é que o minério de ferro subiu muito rápido e caiu muito rápido também nessas ultimas semanas”, avalia João Lorenzi, sócio e analista de commodities da Encore.

Para ele, a queda na ação da mineradora é exagerada. “O mercado está com muito medo de a China estar artificialmente querendo fazer o preço cair. Ninguém sabe se eles vão conseguir. Tentaram isso por três vezes no ano passado, funcionou por três semanas e depois voltou a subir”, afirma.

Para Lorenzi, o viés de fundamento da Vale é positivo. Outros analistas também veem a queda como pontual.

Continua depois da publicidade

O analista explica que o medo generalizado e a demanda de aço no Brasil mais enfraquecida pesam contra as siderúrgicas na sessão de hoje. CSNA (CSNA3) recuou 5,85%, maior baixa do Ibovespa. Em seguida veio Metalúrgica Gerdau (GOAU4) e Gerdau (GGBR4), caindo 5,39% e 5,32% respectivamente. Usiminas (USIM5) caiu 4,07%.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Mitchel Diniz

Repórter de Mercados