Atualização "Merge"

Traders têm sentimentos mistos com fortes oscilações do Ethereum antes de atualização

A tão esperada atualização “Merge” promete um mecanismo mais eficiente e levará a uma redução de 90% na emissão anual de ETH

Por  CoinDesk -

O Ethereum (ETH) teve ganhos de quase 48% na semana passada, com investidores otimistas à espera da atualização “Merge” da cripto esperada para setembro. Mas o aumento do preço da moeda está gerando emoções contraditórias entre analistas do mercado.

A Merge (“Fusão”, em tradução livre) refere-se à mudança que a blockchain da rede fará, do atual mecanismo de consenso de prova de trabalho (proof-of-work, ou PoW), que gasta muita energia e é alvo de crítica dos ambientalistas, para prova de participação (proof-of-stake, ou PoS), apontado como mais eficiente e mais amigável ao meio ambiente.

Neste contexto, traders ampliaram suas posições em ETH se antecipando à mudança. O movimento de preço da semana passada levou a mais de US$ 457 milhões em perdas apenas na segunda-feira, a maior desde setembro de 2021, de acordo com a empresa de análise Coinanalyze.

A tão esperada atualização Merge levará a uma redução de 90% na emissão anual de Ethereum– diminuindo assim a oferta e provavelmente levando a um aumento no preço. Alguns analistas consideram essa mudança como equivalente a três “halvings” do Bitcoin (BTC) – um código programado que reduz pela metade o fornecimento de Bitcoin por bloco a cada quatro anos.

Mas, apesar disso, o sentimento em torno da atualização permanece misto.

“O ETH passou por uma rápida mudança na narrativa na semana passada, com especuladores puramente focados na próxima atualização como um catalisador de valorização”, disse Matthew Dibb, diretor de operações e cofundador da Stack Funds. “Além disso, acreditamos que há uma quantidade significativa de capital marginalizado que está esperando um momento de alta para estabelecer novas posições.”

Notícias positivas ofuscadas

Na avaliação de Anderson Mccutcheon, CEO da Chains.com, os mercados estão vendo atualmente uma “mudança de sentimento”, com investidores buscando aplicar em ativos considerados “fortes”.

“Isso amplifica qualquer notícia positiva ou grandes atualizações que os projetos oferecem”, explicou Mccutcheon. A Merge é obviamente uma boa notícia e um momento crucial na história do Ethereum, mas seu efeito no mercado é amplificado pela falta de pressão de venda.”

“Há muito Ethereum bloqueado em staking ou congelado em contas nas quais os usuários não têm acesso”, acrescentou Mccutcheon, citando produtos como o protocolo de staking Lido, que permite aos usuários manter criptomoedas em uma blockchain por um período específico, de forma a contribuir para a segurança do sistema em troca de recompensas.

Alguns analistas, no entanto, alertam que é improvável que o movimento ascendente do Ethereum continue nos próximos dias.

“Embora o movimento de preço do Ethereum possar dar esperança de que o mercado geral avance nas próximas semanas, o salto repentino é motivado principalmente pelo hype e talvez pela falta de compreensão do que a Merge fará de fato”, explicou Martin. Hiesboeck, chefe de pesquisa de criptografia da Uphold, em uma mensagem via Telegram.

Leia mais:
Começou a especulação de Ethereum após notícia de atualização, dizem analistas

Enquanto isso, Susannah Streeter, analista sênior de investimentos e mercados da Hargreaves Lansdown, avalia que a atualização ocorre em um momento em que os efeitos negativos da mineração de Bitcoin e seu impacto climático estão em foco.

“A mineração de criptomoedas tem sido altamente criticada por contribuir para as mudanças climáticas devido à sua natureza intensiva em energia e, à medida que os incêndios florestais se espalham pela Europa e pelos Estados Unidos, a promessa de que as transações de Ethereum poderiam ser menos prejudiciais ao meio ambiente levou a uma onda de interesse”, diz.

Streeter, no entanto, alerta: “Com as futuras regras de mineração, staking e negociação ainda bastante obscuras, e o valor dos ativos criptográficos extremamente sensíveis às condições voláteis dos mercados financeiros, fica claro que investir em um mercado cripto ‘sem leis’ ainda é um negócio muito arriscado.”

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

Compartilhe