Meme coins

Tapa de Will Smith no Oscar dá origem a novos criptoativos; por que você deve fugir deles

Os tokens de memes geralmente chegam para capitalizar um momento viral, mas raramente permanecem em alta por muito tempo

Por  CoinDesk -

*Por David Z. Morris

Em menos de 24 horas desde que o ator Will Smith danificou permanentemente sua imagem pública ao dar um tapa no comediante Chris Rock, um homem com metade do seu tamanho, a criptosfera lançou pelo menos dois projetos que pretendem de alguma forma colocar o evento do Oscar na blockchain.

Apesar de nenhuma conexão lógica óbvia entre a criptomoeda e o tapa que foi escutado ao redor do mundo, os ativos digitais recém-criados parecem ter gerado algumas vendas. Mas isso significa que você deve comprar aos montes? Absolutamente não.

Katie Notoupolos, do BuzzFeed, viu algo na manhã de segunda-feira (28) chamado “Will Smith Slap DAO” vendendo tokens não fungíveis (NFT) no mercado OpenSea – uma das maiores plataformas de negociação de NFTs –, (vou me referir a ele como SlapDAO).

Além disso, um token chamado “Will Smith Inu” começou a ser negociado no UniSwap e em outras exchanges descentralizadas. O Will Smith Inu passou por um breve aumento de preço da noite para o dia e atraiu cerca de US$ 1,9 milhão em volume de negócios.

Isso não é tanto quanto pode parecer. Mas, para quem é novo no mundo das criptomoedas, basta fazer algumas perguntas básicas, como: “O quê?” e, talvez, “por quê?”. Por que Will Smith aprovaria tal coisa? Qual motivo para comprá-lo? Isso de alguma forma faz sentido e estou perdendo algum modelo de negócios de criptografia novo, mas bem conhecido?

A resposta curta para todas e quaisquer perguntas é: espere um pouco. Se você acha que esses projetos são legítimos ou passíveis de investimento, é hora de dar um passo atrás e aprimorar alguns conhecimentos importantes sobre criptomoedas.

Na verdade, a coisa mais importante a saber é: qualquer um pode criar um token e chamá-lo de qualquer coisa e dizer o que quiser sobre ele, e provavelmente nunca terá problemas.

Ethereum, Binance Smart Chain e outros sistemas de cripto possuem ferramentas para criar rapidamente tokens secundários (nos padrões ERC-20 ou BEP-20, respectivamente). Eles, no entanto, não têm valor inerente e podem tomar do criador apenas alguns minutos para lançar um “novo projeto”, alegando alguma associação vaga com uma figura pública ou evento cultural, por exemplo.

Isso remonta a 2014, quando o projeto “Coinye West” foi lançado sem nenhuma afiliação atual com o rapper americano Kanye West. Mais recentemente, vimos o “Squid Game Token” capitalizar o sucesso da Netflix, e as infinitas variações de “Dogelon Mars” e “Elon Doge” tentando capitalizar o CEO da Tesla, Elon Musk.

Como o mercado de criptomoedas é global e você pode vender mais ou menos qualquer token em uma exchange descentralizada (DEX), essas ideias superficiais ganham impulso e volume de negociação. Mas, esses movimentos são fundamentalmente truques, e quase todos esses tokens desmoronam tão rápido quanto sobem.

Kanye West, por exemplo, processou o projeto Coinye. Mas, na maioria das vezes, não é preciso de ajuda externa, dado que eles despencam sozinhos.

Foi o caso do token Squid Game que, após disparar em poucos dias, caiu para zero após ser abandonado pelos próprios “desenvolvedores” – um clássico golpe de “puxada de tapete”. Por isso, espere que coisas como o Will Smith Slap tenham um destino semelhante.

A conclusão é muito simples e vital para qualquer pessoa nova no mundo das criptomoedas: nem todas as criptos são criadas da mesma forma e têm vida longa. E, embora “quente e novo” seja alvo visto como positivo em muitos setores, geralmente é uma coisa ruim para criptomoedas, onde o “Efeito Lindy” parece ser bastante forte.

O Efeito Lindy é uma teoria de investimento de que quanto mais tempo algo existe, mais tempo continuará a existir. Novas criptomoedas, assim como novas empresas, têm uma taxa de mortalidade muito alta.

  • Assista: Para onde vai o Bitcoin após bater recorde do ano? Analistas explicam alta e fazem projeções

Memes sem significado

Neste universo de tokens sem grandes significados, há espaço para confusão entre “memes” e “tokens de meme” – que são coisas muito diferentes.

“Memes” geralmente são extremamente influentes em criptomoedas – na verdade, escrevi um livro inteiro sobre eles. Mas os memes são ferramentas de comunicação, não uma proposta de valor ou argumento de venda em si.

Os bons memes no mundo das criptomoedas são condensações de ideias muito mais complexas. “Bitcoin Maximalism” é um meme simplificado – a ideia é a de que o “Bitcoin (BTC) se tornará a moeda de reserva do mundo”.

Esse meme representa um conjunto de argumentos muito mais complicados, contudo, sobre a utilidade de uma camada de moeda digital neutra e o posicionamento exclusivo do Bitcoin para ser essa camada.

Depois, há os chamados “Bad Memes”, que vêm em pelo menos duas versões. Existem, por exemplo, memes que pretendem representar ideias mais sutis, mas estão simplesmente errados (“O padrão XRP”).

Também existem moedas de memes sem nenhuma mensagem mais profunda, que colocam uma imagem cativante ou um slogan em um token criado a partir de um algoritmo de código aberto. Dogecoin (DOGE), Shiba Inu (SHIB), Coinye West e SlapDAO se enquadram nesta categoria.

O SlapDAO, como a maioria desses memes sem significado, tende a dar pistas que é consciente sobre sua própria efemeridade. Ele apresenta imagens de baixa qualidade de vários tapas de Will Smith em diferentes ângulos, e cheios de slogans aleatórios e ruins de criptomoedas. Eles são bem engraçados.

Mas, por mais irônico que um projeto possa ser, o dinheiro ainda é real: conforme rastreado pela OpenSea, o “Will Smith Slap DAO” vendeu 13,3 ETH nesses NFTs de curta duração em menos de 24 horas. Isso é mais de US$ 40 mil a preços atuais – sem dúvida, um ponto ideal para esse tipo de moeda, porque não parece ser um valor suficientemente grande para chamar atenção de autoridades.

Eles são destinados a ter vida curta porque a OpenSea, marketplace que vendeu um gorila de NFT por 800 libras, tende a excluir projetos infratores ou fraudulentos. Os NFTs ainda existem após serem excluídos mas, uma vez que não podem mais serem negociados na plataforma, seu valor geralmente afunda.

Ao mesmo tempo, essas compras podem ser falsas “operações de lavagem” destinadas a criar a impressão de que há interesse no mercado e induzir traders reais a comprarem os ativos.

Esse tipo de negociação é incrivelmente simples – você apenas usa suas próprias criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, para comprar um criptoativo falso ou de má qualidade que você criou, geralmente de uma carteira nova que obscurece um pouco a fonte dos fundos.

Essa compra falsa aumenta a percepção dos mercados sobre o preço “correto” para seu ativo ruim, enganando os próximos compradores.

Lavagem de dinheiro

Negociações desse tipo e outras manipulações de mercado são extremamente comuns em criptomoedas, principalmente em projetos novos ou desconhecidos. Existem poucas maneiras sistemáticas e confiáveis ​​de prevenir o ou detectar fraudes como essa. A Looks Rare, uma plataforma de NFT que buscava desafiar o domínio da OpenSea, parece ter hospedado um comércio de lavagem de dinheiro desenfreado.

Para falar a verdade, não tenho evidências de que isso esteja acontecendo com os ativos do “Will Smith Slap” e, dadas as pequenas quantias envolvidas, parece plausível que as pessoas estejam genuinamente apenas se juntando para rir.

Essa é outra dinâmica importante para entender: seja ou não uma fraude total, os tokens de meme são fortemente negociados por pessoas que entendem explicitamente o que estão fazendo como uma forma de jogo.

O “jogo” da negociação de memes geralmente é tentar pegar algo viral, de curta duração, em um pico de preço, que às vezes dura apenas horas ou até minutos, antes que um token sem valor caia para zero, geralmente para sempre.

Você principalmente não vai querer negociar contra os autodenominados “degenerados”, que tentam pegar esses “foguetes”: eles se orgulham dessa obsessão, insônia e loucura geral.

Como prova de quantos tokens inúteis já existem, também há criptos com tema de “tapa” que não têm nada a ver com Will Smith ou o Oscar. O token “SLAP” lançado há mais de um ano estava supostamente vinculado a um serviço de namoro, mas agora parece estar sem vida.

Há ainda um segundo token não relacionado chamado “ShibaSlap”, que foi lançado em janeiro como uma tentativa aparentemente mal sucedida chamar atenção como uma moeda meme. E provavelmente há mais exemplos no mercado.

O ponto principal é: qualquer um pode criar um token digital e chamá-lo do que quiser. Depois, podem listá-lo facilmente em uma exchange descentralizada sem permissão ou aprovação de ninguém. Então, eles podem comprar seu próprio token de outra carteira que eles controlam, criando a impressão de que há demanda orgânica. Tenha tudo isso em mente ao ponderar sobre qualquer negociação de criptomoedas.

*David Z. Morris é colunista da CoinDesk, e escreve sobre criptomoedas desde 2013 para empresas como Fortune, Slate e Aeon.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber também a newsletter sobre criptoativos do InfoMoney

Compartilhe