S&P 500 termina sessão desta 5ª no melhor dia desde abril após falas de Powell

Na interpretação de agentes financeiros, o presidente da autoridade monetária indicou que a barra para elevar os juros agora está mais alta

Bruna Furlani

Publicidade

As declarações feitas pelo presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Jerome Powell, após a decisão de ontem (1), tiveram efeito positivo nos mercados acionários americanos. O S&P 500 terminou o dia com alta de 1,89%, aos 4.317 pontos.

Com isso, o índice obteve o melhor retorno para um dia desde abril deste ano. A alta é impulsionada pelo bom humor no mercado americano após uma fala vista como mais dovish (menos inclinada ao aperto monetário) por parte de Powell na véspera (1).

“Nossa questão agora é se será necessário elevar mais os juros; ainda está em aberto”, disse o presidente da instituição, ao comentar sobre o comunicado em que o Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), anunciou a manutenção dos juros americanos entre 5,25% e 5,50% ao ano.

Continua depois da publicidade

Ao ser questionado sobre o gráfico de pontos de setembro, Powell afirmou que a eficácia das previsões costuma diminuir ao longo do tempo, o que também foi visto por analistas como um sinal de que o apoio a um aumento de juros está perdendo força.

Embora tenha sinalizado que a barra para subir os juros esteja mais alta, na visão de especialistas, o presidente do Fed reiterou que irá atuar “com cautela” e que há um longo caminho pela frente para trazer a inflação de volta à meta, que é de 2%.

Com B3 fechada, GPA dispara quase 8% nos EUA em dia de bom humor nos mercados após Fed

Outros índices como o Nasdaq e o Dow Jones também fecharam o dia com altas de 1,78% e 1,70%, respectivamente. A quinta-feira também foi o melhor dia do ano desde junho para o Dow Jones.