Por vendas a preços de custo, farmácias podem ganhar subsídio do governo

A medida prevista em projeto foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na quinta-feira

Juliano Moreira Oliveira

Publicidade

SÃO PAULO – As farmácias poderão ganhar subsídio do Governo para venderem remédios a preço de custo para uma faixa específica da população brasileira.

A medida, prevista em projeto aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na quinta-feira (2), é direcionada ao atendimento de aposentados pelo Regime Geral da Previdência Social, portadores de doença crônica que exige medicação contínua e usuários do SUS (Serviço Único de Saúde).

Conforme informações da Agência Senado, ao ser lançada como despesa operacional, a operação garantirá um subsídio às farmácias, havendo total compensação pela entrega dos remédios a preço de custo. Para o autor da proposta (PLS 181/10), senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), o benefício reduzirá a carga tributária da rede varejista que atuar pelo sistema.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Crivella, em sua justificativa, se ampara no fato de ser prática a concessão de descontos, por farmácias e drogarias, a clientes que fazem uso de medicamento contínuo. Essa estratégia de “fidelização de clientes”, segundo ele, sugere que os preços podem ser reduzidos sem grandes perdas para aquelas empresas.

Processos
A CAS (Comissão de Assuntos Sociais) ainda irá analisar a matéria, que seguirá depois para exame na Câmara dos Deputados. Se ganhar aprovação em todas as fases legislativas, irá então à sanção presidencial. 

Atualmente, o governo mantém dois distintos programas para fazer chegar medicamentos à população atendida pelo SUS: o que abastece a rede pública de assistência à saúde e a Farmácia Popular.