Publicidade
Dados do agregador Coingecko mostram que diversos tokens ligados ao ecossistema Optimism, uma rede que trabalha em paralelo ao Ethereum (ETH), dispararam nos últimos dias.
O VELO, o token da exchange descentralizada Velodrome Finance, que roda na Optimism, ganhou 21% nas últimas 24 horas. Já nos últimos sete dias, o ativo mais que dobrou. A Velodrome é a nona maior exchange descentralizada do mundo, respondendo por 2,5% do volume total do mercado.
Outro que avançou forte foi o SONNE, token do protocolo de empréstimos Sonne Finance, baseado na Optimism. Ele saltou 82% em apenas um dia e, na semana, já alcança valorização de mais de 300%.
Continua depois da publicidade
Já o OPX, token de governança e utilitário da OPX Finance, disparou 144% nos últimos sete dias, enquanto o ativo digital PERP, da exchange descentralizada Perpetual Protocol, teve um aumento de 42% em seu valor de mercado no mesmo período.
Outros criptoativos menos conhecidos como THALE, HND, RING e PICKLE também subiram dois dígitos nas últimas 24 horas.
O próprio token OP, da rede Optimism, saltou mais de 10% em uma semana, atingindo o maior preço em duas semanas, de US$ 3,10, segundo dados do CoinDesk.
As altas estão ligadas à aposta de que a Optimism poderá ganhar mais relevância após a Coinbase (C2OI34) anunciar na quinta-feira (23) uma nova rede em parceria com a Optimism.
A Coinbase lançou a versão de testes de uma nova tecnologia chamada Base, que pretende ampliar o acesso de usuários ao Ethereum e outras blockchains, como a Solana (SOL). A rede, porém, ao contrário de soluções similares, não terá seu próprio token.
Leia mais:
Continua depois da publicidade
“A Base pretende ser descentralizada, despermissionada e aberta a qualquer pessoa com a visão de criar uma super rede padronizada, modular e compatível com outras redes, alimentada pela Optimism”, disse a exchange.
Especula-se que a Coinbase esteja criando um portal de finanças descentralizadas (DeFi) com controle de identidade do usuário com a ajuda da Optimism, o que abriria portas para a participação institucional no setor cripto.
A incursão da Coinbase no mundo das redes de segunda camada, como são chamadas as redes secundárias que trabalham lado a lado ao Ethereum, ocorre um ano depois que a exchange lançou um marketplace de tokens não fungíveis (NFTs).
Continua depois da publicidade
De acordo com dados do Analytics Insight, a Coinbase Ventures é uma das empresas de capital de risco mais ativas em cripto atualmente, com mais de 240 investimentos. Analistas estão otimistas sobre a evolução da Base como ponto de atração de usuários para aplicativos descentralizados.