Exchange Coinbase lança blockchain compatível com Ethereum e token sobe 18%

A rede foi construída por meio da plataforma Optimism

CoinDesk

Publicidade

A Coinbase lançou nesta quinta-feira (23) a Base, uma rede de segunda camada que trabalha lado a lado ao Ethereum (ETH) e é compatível outras criptos. A novidade, segundo a exchange de criptomoedas norte-americana, deve atrair milhões de novos usuários para o setor nos próximos anos.

A testnet (rede de testes) da Base começou a funcionar hoje. Testnets são ambientes de teste que imitam o uso de blockchain no mundo real. Já redes de segunda camada são redes secundárias criadas sobre uma blockchain principal. Elas reduzem os gargalos com dimensionamento e geralmente são muito mais rápidas e baratas.

Construída por meio da plataforma Optimism, a Base não se limitará ao Ethereum, oferecendo acesso também a rede da Optimism, bem como para outros ecossistemas de blockchains, como a Solana (SOL).

Continua depois da publicidade

Com a notícia, preço do token OP, nativo da plataforma Optimism, subiu 18,25% nesta quinta-feira, segundo o CoinMarketCap, e era negociado a US$ 2,94 no momento da publicação deste texto.

“Hoje, estamos entusiasmados em anunciar o lançamento da testnet da Base, uma rede segunda camada do Ethereum que oferece uma maneira segura, de baixo custo e amigável aos desenvolvedores e para qualquer pessoa, em qualquer lugar, criar aplicativos descentralizados ou “dApps” on-chain (na blockchain)” disse Will Robinson, vice-presidente de engenharia da Coinbase, ao CoinDesk.

“Estamos incubando a Base dentro da Coinbase, aproveitando a última década de nossa experiência na construção de produtos cripto, e planejamos descentralizar progressivamente a rede ao longo do tempo”, acrescentou Robinson.

Continua depois da publicidade

A Coinbase não tem planos de emitir um token para a rede.

A exchange permitirá que os desenvolvedores integrem diretamente seus produtos com a Base e forneçam on-ramps (acesso a criptos com dinheiro), visando cerca de 110 milhões de usuários verificados e US$ 80 bilhões em ativos na plataforma do ecossistema Coinbase.

“Nós os encorajamos a começar na Base, mas ir a qualquer lugar: vemos a Base como uma “ponte” para os usuários entrarem na criptoeconomia”, disse Robinson. “É uma experiência on-chain padrão fácil de usar com acesso a produtos em outras cadeias.”

Publicidade

Enquanto isso, a Coinbase também anunciou o fundo Base Ecosystem Fund, que investirá e apoiará projetos em estágio inicial construídos na Base que atendam a critérios de investimento predeterminados.

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil