PIB dos EUA cai 0,9% no 2º trimestre; expectativa era de alta de 0,5%

Foi a 2ª queda trimestral consecutiva, o que indica que a economia maior economia do mundo entrou em recessão técnica

Lucas Sampaio

Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 0,9% no segundo trimestre em termos anualizados, na comparação com o primeiro, aponta a primeira estimativa do BEA (Bureau of Economic Analysis) divulgada nesta quinta-feira (28).

Foi a segunda queda trimestral consecutiva, o que indica que a economia americana entrou em recessão técnica (no primeiro trimestre, o PIB americano caiu 1,6%), e a retração ocorre em meio ao aperto na política monetária da maior economia do mundo para combater a inflação.

Mas o escritório nacional de estatísticas dos EUA, o “árbitro oficial” das recessões no país, define uma recessão como “um declínio significativo na atividade econômica espalhada por toda a economia, com duração superior a alguns meses, normalmente visível na produção, no emprego, na renda real e em outros indicadores”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O resultado veio muito abaixo do consenso Refinitiv, que era de alta de 0,5%. No trimestre anterior o resultado também havia decepcionado o mercado, que projetava uma alta de 1,1%.

Após a divulgação do indicador, o dólar futuro e o dólar comercial viraram para queda e o Ibovespa futuro ampliou sua baixa. Os juros futuros brasileiros também passaram a operar em queda (acompanhe aqui os movimentos do mercado em tempo real).

Segundo o BEA, órgão ligado ao Departamento de Comércio americano, a queda menor no segundo trimestre “reflete principalmente um aumento nas exportações e uma redução menor nos gastos do governo federal”.

Continua depois da publicidade

O Bureau disse que queda no PIB trimestral “refletiu quedas no investimento privado em estoque, no investimento fixo residencial, nos gastos do governo federal, nos gastos dos governos estaduais e municipais e no investimento fixo não residencial”.

Do lado positivo, as retrações foram parcialmente compensadas ​por crescimentos nas exportações e nas despesas de consumo pessoal (PCE). Já as importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, aumentaram.

Metodologia do PIB americana

O BEA ressalta que a primeira estimativa do PIB, divulgada hoje, “é baseada em dados de origem incompletos ou sujeitos a revisão adicional”. A segunda será divulgada em 25 de agosto, com base em dados mais completos, e a terceira e última estimativa sairá em 30 de setembro.

Continua depois da publicidade

A metodologia utilizada pelo BEA, de calcular o crescimento do PIB em termos anualizados, é diferente da que é usada pela grande maioria dos países. O método dos americanos é o cálculo da variação trimestral com ajuste sazonal anualizado, e a variação resultante é elevada à quarta potência.

PCE

O Departamento do Comércio dos EUA também divulgou a inflação medida pelo PCE (sigla para índice de preços de gastos com consumo), uma das principais referências para a definição das políticas do Fed (Federal Reserve, o Banco Central americano).

O PCE subiu à taxa anualizada de 7,1% no segundo trimestre, replicando desempenho do primeiro. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia (que são mais voláteis), avançou 4,4% entre abril, maio e junho, uma desaceleração em relação à alta de 5,2% do trimestre anterior.

Publicidade

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Ainda não investe no exterior? Estrategista da XP dá aula gratuita sobre como virar sócio das maiores empresas do mundo, direto do seu celular – e sem falar inglês

Lucas Sampaio

Jornalista com 12 anos de experiência nos principais grupos de comunicação do Brasil (TV Globo, Folha, Estadão e Grupo Abril), em diversas funções (editor, repórter, produtor e redator) e editorias (economia, internacional, tecnologia, política e cidades). Graduado pela UFSC com intercâmbio na Universidade Nova de Lisboa.