Secretário de Guedes é cotado para cargo preterido por Pires na Petrobras (PETR4)

Trata-se do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Estadão Conteúdo

Publicidade

O ministro da Economia, Paulo Guedes, não participou da indicação do economista Adriano Pires para a Petrobras (PETR3;PETR4), mas um de seus auxiliares voltou a ser cogitado para o comando da estatal. Trata-se do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Ele é próximo ao senador Flávio Bolsonaro e tem avaliação positiva no governo pela implantação da plataforma GovBR. Mas, de outro lado, não tem experiência na área de petróleo e gás. As regras de governança exigem experiência de 10 anos no setor. Em conversas no governo, Guedes tem defendido a escolha de um nome que trabalhe para desverticalizar a cadeia produtiva do mercado de combustíveis no País e privatizar a empresa.

Nesta segunda, 4, durante passagem pelo Rio, ele afirmou que estava “sem luz” sobre quem deve assumir o comando da Petrobras após a saída do general da reserva Joaquim Silva e Luna – demitido pelo presidente Jair Bolsonaro por divergências quanto à política de preços dos combustíveis – e a desistência de Pires. “Eu estou sem luz”, respondeu ele.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cotado para o lugar de Silva e Luna, Pires desistiu da indicação para o cargo depois de o governo Bolsonaro receber informações de que o seu nome não passaria no “teste” de governança da empresa, segundo apurou o Broadcast/Estadão, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A desistência vem depois de o Estadão ter publicado que o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) pediu que Pires fosse impedido de assumir o cargo enquanto não houvesse uma investigação do governo (Controladoria-Geral da União e Comissão de Ética) e da Petrobras sobre a atuação dele no setor privado.

Contra subsídios

Guedes já havia dito, na semana passada, que a troca no comando da estatal não era problema dele – o ministro da Economia chegou a minimizar o impacto da demissão de Silva e Luna. “A Petrobras é do Ministério de Minas e Energia. Quem indica o presidente é o presidente da República junto com o ministro de Minas e Energia”, afirmou ele, que participava de um evento em Paris.

Continua depois da publicidade

O ministro é contrário à concessão de subsídios para baratear o preço do combustível vendido no País. O ponto central dele e de integrantes da sua equipe é de que, se for praticar abuso de poder corporativista, o novo comandante da empresa estaria desalinhado com as melhores políticas de mercado.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.