Conteúdo editorial apoiado por

Nova York, STF e PIB: 3 fatores no radar do mercado que fizeram o Ibovespa cair 0,67%

Há temores de que se houver uma condenação contra Jair Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prepare novas sanções ao Brasil

Reuters

Painel de cotações na B3. (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)
Painel de cotações na B3. (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

Publicidade

O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira, contaminado pelo viés negativo em Wall Street, em pregão também marcado por dados mostrando desaceleração da economia brasileira e pelo começo do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF, enquanto Cosan avançou em meio a notícias envolvendo a Raízen.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,67%, 140.335,16 pontos, tendo marcado 139.625,25 pontos na mínima e 141.279,12 pontos na máxima do dia. O volume financeiro somou R$21,17 bilhões.

Wall Street retornou do fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos com agentes financeiros melindrados em meio a uma nova incerteza na política comercial, após um tribunal federal de apelações considerar ilegal a maioria das tarifas do presidente Donald Trump.

Não perca a oportunidade!

O tribunal permitiu que as tarifas permanecessem em vigor até 14 de outubro para dar ao governo Trump a chance de entrar com um recurso na Suprema Corte dos EUA. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse na segunda-feira que o governo tem um plano B caso a Suprema Corte confirme a decisão.

Em Nova York, o S&P 500, uma das referências do mercado acionário norte-americano, fechou em baixa de 0,69%.

No Brasil, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta terça-feira sessão para julgar Bolsonaroe outros réus por tentativa de golpe de Estado após a derrota eleitoral do então presidente na eleição de 2022.

O ministro Alexandre de Moraes, STF, disse que a corte atuará com imparcialidade no caso, sem aceitar intimidações de quem busca submeter a corte à vontade de um Estado estrangeiro.

De acordo com Willian Queiroz, sócio e advisor da Blue3 Investimentos, os investidores estão de olho no julgamento, na expectativa do desfecho, mas também buscando avaliar como será a repercussão tanto nacional como no exterior da decisão.

Moraes, que é o relator do processo contra Bolsonaro, sofreu sanções dos EUA recentemente sob a Lei Magnitsky, com o governo norte-americano acusando-o de autorizar prisões arbitrárias antes do julgamento e de suprimir a liberdade de expressão.

Continua depois da publicidade

A pauta do dia também mostrou que a economia do Brasil cresceu 0,4% no segundo trimestre ante os primeiros três meses do ano, ligeiramente acima de previsões no mercado, mas confirmando expectativas de enfraquecimento em meio à política monetária restritiva e antes do tarifaço dos EUA.

“Apesar de uma surpresa nos componentes exógenos, como agropecuária e Indústria Extrativa, nossa expectativa de uma desaceleração da atividade no segundo trimestre puxada pelos componentes da demanda doméstica se confirmou”, escreveram economistas do Bradesco em relatório a clientes.

“Os dados mais recentes de moderação econômica corroboram nossa projeção de um arrefecimento da atividade no segundo semestre. Esperamos aumento de 2,1% do PIB em 2025.”

Continua depois da publicidade

DESTAQUES