Em mercados

Copa do Mundo: tudo que vai acontecer no mercado nos dias de jogos do Brasil

Entre reunião da Opep e dados de inflação, algumas datas programadas para a seleção jogar serão muito importantes na economia

Neymar
(Lucas Figueiredo/CBF)

SÃO PAULO - Diferente do que ocorreu na Copa do Mundo de 2014, neste ano não foi marcado feriado e nem folga para quem trabalha nos horários dos jogos da seleção brasileira. E por mais que muita gente esteja assistindo no trabalho ou dando uma "escapada" durante a partida, para o investidor é preciso tomar muito cuidado porque muita coisa estará acontecendo enquanto a nossa seleção joga.

Por um lado, é preciso tomar cuidado com o baixo volume de negociação no horário das partidas (clique aqui e entenda), mas também é preciso estar preparado. Entre os eventos que estão programados para os dias de jogo estão, por exemplo, a aguardada reunião da OPEP que pode agitar muito as bolsas do mundo todo.

Confira os eventos que ocorrem em dias de jogos do Brasil:

Brasil x Costa Rica
Sexta-feira (22) - 9h
Durante a segunda partida da seleção na Copa estará ocorrendo a importante reunião da OPEP em Viena, na Áustria. No encontro, as maiores potencias energéticas do mundo debatem questões importante de controle de produção, que acaba tendo impacto direto no preço da commodity, e, em consequência, nos mercado globais e ações como a Petrobras. Há a expectativa ainda que ocorre uma alta da produção do cartel, principalmente da Arábia Saudita e da Rússia, o que pode impedir que o petróleo mantenha sua tendência de alta.

Brasil x Sérvia
Quarta-feira (27) - 15h
Neste dia a agenda será mais tranquila, com destaque maior para os dados semanais de estoque de petróleo, que toda quarta agitam os preços da commodity e têm reflexo direto nos papéis da Petrobras. Este dado será ainda mais importante será o primeiro após a reunião da OPEP.

Se o Brasil passar em primeiro

Oitavas de final
Segunda-feira (2/7) - 11h
Neste dia, como ocorre em todo primeiro dia útil do mês, atenção especial para os dados da indústria apresentados pelo PMI no mundo todo, em especial no Brasil, zona do Euro e Estados Unidos, além do principal deles, a China. No cenário doméstico, atenção ainda para a balança comercial mensal, que neste mês deverá registrar ainda impactos da recente greve de caminhoneiros.

Quartas de final
Sexta-feira (6/7) - 15h
Caso a seleção chegue até aqui a tendência é que o mercado viva um dia bastante turbulento, já que dois importantes indicadores serão divulgados. O primeiro é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o dado de inflação oficial do Brasil, e que deve mais uma vez mostrar os impactos da greve dos caminhoneiros. Enquanto isso, no exterior, atenção para o relatório de emprego, um dos indicadores mais importantes para o Federal Reserve definir seu ritmo de alta de juros nos EUA.

Semifinal
Terça-feira (10/7) - 15h
Para este dia aina não há nada muito relevante nas agendas econômicas, mas é preciso ficar atento, principalmente no Brasil, para eventos políticos.

Se o Brasil passar em segundo

Oitavas de final
Terça-feira (3/7) - 11h
Este tenderá a ser um dia bastante tranquilo, já que a bolsa dos EUA, que é responsável por boa parte do volume negociado no mercado, irá fechar mais cedo por conta do feriado de dia da Independência que ocorre no dia seguinte. Neste pregão será um daqueles que os traders precisarão tomar bastante cuidado (entenda melhor clicando aqui).

Quartas de final
Sábado (7/7) - 11h
Por cair em fim de semana, o dia não tem nenhum grande evento agendado, lembrando apenas que será véspera de feriado, já que na segunda-feira (9) não haverá pregão na B3.

Semifinal
Quarta-feira (11/7) - 15h
Na agenda, atenção especial para os dados de inflação nos Estados Unidos, com o índice de preços ao produtor. Além dos números de inflação, o Fed tem acompanhado de perto o rumo da inflação para definir se tem realmente força para acelerar o ritmo de alta de juros e qualquer mudança neste cenário pode levar a uma reprecificação dos mercado. 

Disputa de terceiro lugar e final
Ambas as partidas ocorrem em um fim de semana, então os investidores poderão aproveitar melhor caso o Brasil chegue até aqui. A disputa de terceiro lugar ocorre no sábado (14) às 11h enquanto a final será no domingo (15) às 12h.

Contato