Localiza confirma incidente de segurança cibernética; grupo hacker assume autoria

Em comunicado, a empresa afirmou que não há evidência de acesso à base de dados ou vazamento de informações pessoais

Mitchel Diniz

(Divulgação)

Publicidade

Em comunicado ao mercado, a Localiza (RENT3) informou que alguns dos sistemas da empresa e de suas subsidiárias sofreram interrupção parcial de funcionamento na madrugada desta terça-feira. No texto arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa cita “um incidente de segurança cibernético envolvendo a companhia”.

A Localiza também informou que, até o momento, não há evidência de acesso à base de dados, extração ou vazamento de informações pessoais. A empresa, entretanto, não entrou em detalhes sobre o incidente, tampouco confirmou a autoria de grupos hackers.

No aplicativo de mensagens Telegram, o grupo hacker Lapsus$ informou ter sido responsável pelo ataque ao website da Localiza. No mês passado, o grupo se identificou como autor do ataque aos sistemas do Ministério da Saúde e do Conect Sus. Até hoje as atualizações sobre casos de Covid-19 e registros de vacinação estão prejudicados por conta desse ataque.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em outubro do ano passado, a CVC Brasil (CVCB3) sofreu um ataque do tipo ransomware em seu ambiente de tecnologia. Esses ataques se caracterizam pelo sequestro de dados para extorsão e têm se tornado cada vez mais comum.

Leia mais: A ameaça crescente do ransonware

Na tarde desta terça-feira, a página da Localiza na internet funcionava normalmente. As ações RENT3 fecharam em alta de 1,44%, a R$ 49,20.

Mitchel Diniz

Repórter de Mercados