Índice de ADRs brasileiros sobe na volta de feriado nos EUA e com investidores de olho em protestos no Brasil

Papéis se ajustam à alta do Ibovespa ontem; hoje, a B3 está fechada por causa do feriado de Independência do Brasil

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO — O principal índice de ADRs (na prática, as ações de empresas de fora dos EUA negociadas em Nova York) do Brasil, o Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, opera em alta nesta terça-feira (7). Os papéis se ajustam ao desempenho positivo das ações na B3 ontem, quando as Bolsas de Wall Street estavam fechadas por causa do feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos. Hoje, foi a Bolsa brasileira que não abriu, devido ao feriado que celebra a Independência do Brasil.

Às 14h30 (de Brasília), o Dow Jones Brazil Titans 20 subia 0,82%, a 19.663 pontos. No mesmo horário, os índices Dow Jones e S&P 500 operavam no vermelho, com quedas de 0,50% e 0,16%, respectivamente. Já o Nasdaq Composite tinha alta de 0,22%.

Os investidores de ações brasileiras observam com cautela hoje os protestos que acontecem no Brasil em favor do governo de Jair Bolsonaro. O presidente participa das manifestações em Brasília, que reunia milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios — algumas defendiam pautas antidemocráticas. O movimento tem sido organizado há dois meses, diante de pesquisas que mostram o aumento da rejeição a Bolsonaro no país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia também: Em discurso, Bolsonaro concentra ataque em Alexandre de Moraes e diz que Judiciário “pode sofrer aquilo que não queremos”

Nos Estados Unidos, a queda das Bolsas refletia a preocupação com a variante delta do coronavírus, e seus possíveis impactos à retomada do mercado de trabalho do país. Na sexta-feira, foi divulgado o relatório de emprego (non farm payrolls) de agosto, que mostrou a criação de 235.000 vagas fora do setor agrícola.

No geral, analistas apontaram que, embora não tenham sido criadas vagas na área de lazer e hotelaria no mês passado, os salários aumentaram. Mesmo assim, veem como um indicador de que a variante delta é a principal causa para a decepção no emprego, e não uma mudança nas necessidades de contratação do setor.

Continua depois da publicidade

A expectativa é de que a retomada do mercado de trabalho e da economia dos EUA continue com a vacinação em prática no país, e analistas esperam que o Federal Reserve, o banco central americano, comece a retirar estímulos ainda em 2021.

Os estrategistas do Barclays elevaram seu preço-alvo S&P 500 de fim de ano de 4.400 pontos para 4.600 pontos. “Não acreditamos que o início da redução levará a uma venda significativa do mercado”, disseram os estrategistas do Barclays em relatório.

O desempenho do índice de ADRs brasileiros só não era maior porque alguns papéis de peso caíam, como os da Vale (-1,69%). Já o setor financeiro subia, ajudando a empurrar o Dow Jones Brazil Titans 20 para cima, como as ADRs do Itaú (+1,43%), às 14h30 (de Brasília).

Continua depois da publicidade

Protestos no Brasil

Em discurso a apoiadores durante manifestações em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que não aceitará que qualquer autoridade passe por cima da Constituição Federal.

O recado era direcionado ao ministro Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que não foi nominalmente citado. O magistrado é relator do inquérito das Fake News e tem proferido decisões contrárias a aliados do mandatário.

“Nós não mais aceitaremos que qualquer autoridade, usando a força do poder, passe por cima da nossa Constituição. Não mais aceitaremos qualquer medida, qualquer ação ou qualquer sentença que venha de fora das quatro linhas da Constituição”, afirmou Bolsonaro do alto de um carro de som, na Esplanada dos Ministérios.

Publicidade

“Nós também não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica da região dos Três Poderes continue barbarizando a nossa população. Não podemos aceitar mais prisões políticas no nosso Brasil”, continuou.

Leia também: Bolsonaro anuncia reunião do Conselho da República, mas Lira, Pacheco e Fux desconhecem

Durante o breve discurso, Bolsonaro também fez uma ameaça velada, exigindo que o ministro Luiz Fux (também não citado nominalmente), presidente do Supremo Tribunal Federal, tome providências.

Continua depois da publicidade

“Ou o chefe deste Poder enquadra o seu ou esse Poder pode sofrer aquilo que nós não queremos. Porque nós valorizamos, reconhecemos e sabemos o valor de cada Poder da República”, disse, sem entrar em detalhes.

Sob gritos de “fora, Alexandre” de apoiadores, concluiu: “Nós todos aqui, na Praça dos Três Poderes juramos respeitar a nossa Constituição. Quem age fora dela se enquadra ou pede para sair”.

Poucos minutos após a fala de Bolsonaro, o ministro Alexandre de Moraes se pronunciou pelas redes sociais. “Nesse Sete de Setembro, comemoramos nossa Independência, que garantiu nossa Liberdade e que somente se fortalece com absoluto respeito a Democracia”, publicou.

Publicidade

Bolsonaro também irá participar das manifestações que ocorrem na Avenida Paulista, em São Paulo. Lá, ele promete fazer um novo discurso – segundo ele, “mais robusto” – por volta das 16h.

Para entender como operar na bolsa através da análise técnica, inscreva-se no curso gratuito A Hora da Ação, com André Moraes.

Tópicos relacionados