CVM abre 2 inquéritos contra o IRB Brasil para investigar irregularidades apontadas pela Squadra

Inquérito investiga "suposta disseminação seletiva de informações e possível propagação de informações inverídicas sobre a composição de seu capital social"

Rodrigo Tolotti

Sede da IRB Brasil Re (Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou na noite desta terça-feira (26) que instaurou dois inquéritos envolvendo o IRB Brasil (IRBR3).

O primeiro envolve a negociação das ações da companhia entre 1 de janeiro e 31 de março deste ano e é resultado de um processo administrativo que avalia a queda dos papéis após a carta da gestora Squadra Investimentos.

Em 2 de fevereiro, a Squadra divulgou uma carta questionando as práticas contábeis realizadas pela resseguradora. Na ocasião, a gestora disse acreditar que os lucros reportados pela empresa não refletem seu earnings power e que a rentabilidade do seu negócio é muito menor do que grande parte do mercado acredita ser.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A empresa negou e rebateu as acusações, o que levou a Squadra ainda a publicar outro documento para detalhar as acusações. O resultado é que no ano os papéis da resseguradora acumulam perdas de cerca de 81%.

O processo em que o primeiro inquérito é baseado avalia um suposto conflito de interesse, que foi admitido pela Squadra, já que a gestora mantém investimentos short nas ações do IRB, e também os eventos que aconteceram depois e que culminaram na renúncia de José Carlos Cardoso da presidência da companhia, e Fernando Passos como vice-presidente Executivo, Financeiro e de Relações com Investidores.

O segundo inquérito tem origem em um processo aberto pela própria CVM para apurar especificamente as suspeitas levantadas pela Squadra sobre as demonstrações financeiras divulgadas pelo IRB.

Continua depois da publicidade

Este inquérito vai investigar a “suposta disseminação seletiva de informações a investidores e a possível propagação de informações inverídicas acerca da composição de seu capital social”.

Em nota, o IRB afirmou que tomou conhecimento da abertura dos referidos inquéritos administrativos pela CVM que decorrem de processos administrativos anteriores. A resseguradora informou que continuará prestando, ao órgão regulador, os esclarecimentos necessários no âmbito das investigações.

Como ler o mercado financeiro e aproveitar as oportunidades: conheça o curso A Grande Tacada, do Fernando Góes – de graça nos próximos dias!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.