Publicidade
SÃO PAULO – Os preços da construção civil paulista registraram aumento de 5,49% em 2010, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).
Considerando a variação mensal, após três meses de quedas consectivas, o CUB manteve-se estável em dezembro, em relação a novembro.
A estabilidade é decorrente da ausência de variação nos custos de mão de obra e nos custos administrativos, como nos insumos da construção. A média ponderada entre os três itens resultou na estabilidade do CUB representativo da construção civil paulista, que ficou em R$ 902,26 por metro quadrado.
Alta dos preços
Entre 11 itens de materiais de construção analisados, apenas um apresentou aumento de preço superior ao IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que variou 0,69%.
Entre as altas de preço, destacam-se em dezembro as do tubo de cobre (1,19%), fio de cobra anti-chama (0,32%), cimento CPE-32 (0,29%), tábua de madeira (0,14%), eletroduto de PVC rígido (0,09%) e brita 2 (0,02%).
Já a massa pronta para reboco, concreto FCK=25 MPa, emulsão asfáltica com elastômero, bloco cerâmico para vedação e vidro liso transparente não apresentaram variação.