Bilionário das criptomoedas americano visitou a Casa Branca em meio à batalha regulatória, mostram documentos

CEO da FTX se reuniu com a consultora de políticas da Casa Branca Charlotte Butash, em maio

CoinDesk

(Danny Nelson/CoinDesk)

Publicidade

O CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, e sua equipe fizeram uma visita à Casa Branca em maio, enquanto legisladores nos Estados Unidos debatiam sobre a possibilidade de a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) ou a Comissão de Valores Mobiliários (SEC, em inglês) atuarem como reguladores do mercado de criptomoedas americano.

Registros de visitantes recém-divulgados mostram que Bankman-Fried, Eloria Katz, diretora de relações governamentais e políticas da FTX, e Mark Wetjen, agora chefe de políticas da exchange, foram à Casa Branca há quase quatro meses para se encontrar com a consultora de políticas Charlotte Butash e o conselheiro Steve Ricchetti. Os registros não detalham o que foi tratado nas reuniões.

A FTX tem hoje uma proposta perante a CFTC para permitir que a corretora liquide diretamente algumas transações de criptomoedas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O pedido foi amplamente contestado pela indústria de finanças tradicionais. Durante uma audiência perante o Comitê de Agricultura da Câmara dos EUA, que supervisiona a CFTC, Terry Duffy, diretor executivo da CME Group, disse que a proposta da FTX  é “repleta de perigos”.

Leia mais:
Binance e FTX estão entre interessados na compra da plataforma falida Voyager, dizem fontes

“O risco de isso ir para outros mercados é extremamente prejudicial”, disse ele na época.

Continua depois da publicidade

Sam Bankman-Fried, por sua vez, insistiu várias vezes que a FTX não tem planos de expandir para além dos ativos digitais. Ele testemunhou perante o Congresso na mesma audiência, que ocorreu em 12 de maio – mesmo dia da reunião com Ricchetti.

Ainda não se sabe quando deve sair a decisão sobre a proposta da FTX à CFTC.

Atualmente, os projetos de lei que dariam à CFTC mais supervisão do mercado de criptomoedas estão tramitando na Câmara dos Representantes e no Senado dos EUA. O avanço, contudo, é lento.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil