Explicações

Berkshire Hathaway, de Buffett, nega ter ações do IRB Brasil

De acordo com nota, a companhia nunca foi acionista e nem tem intenção de comprar ações da empresa brasileira

SÃO PAULO – A Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, emitiu um comunicado na noite desta terça-feira (3) em que nega ter qualquer participação acionária na resseguradora IRB Brasil (IRBR3).

De acordo com a nota, a companhia nunca foi acionista e nem tem intenção de comprar ações da empresa brasileira.

“Tem havido matérias recentes na imprensa brasileira de que a Berkshire Hathaway é uma acionista do IBR Brasil Re. Essas matérias são incorretas. A Berkshire Hathaway não é acionista do IRB atualmente, nunca foi acionista do IRB e não tem intenção de se tornar um acionista do IRB”, diz o comunicado.

PUBLICIDADE

A nota foi enviada após uma notícia do dia 27 de fevereiro, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, afirmar que a companhia de Buffett teria triplicado sua posição na resseguradora.

Na ocasião, os papéis do IRB chegaram a disparar 9%, encerrando aquele pregão com ganhos de 6,6%.

Logo após a Berkshire publicar sua nota, o IRB enviou um comunicado ao mercado em que afirma que verificou, em 27 de fevereiro, que a empresa de Buffett não detinha ações da companhia.

“Com relação ao questionamento acerca da participação acionária no IRB Brasil RE de empresas que integram o Grupo Berkshire Hathaway, informamos que fizemos uma análise criteriosa da base acionária da Companhia na posição de 27.02.2020 e verificamos que o referido grupo investidor não é acionista que detenha percentual mínimo de 5% das ações da Companhia”, diz o comunicado.

Além disso, o IRB ressaltou que “nunca afirmou que tal grupo fosse seu acionista”.

Vale lembrar que, há cerca de um mês, a gestora Squadra publicou duas cartas questionando as práticas contábeis realizadas pela resseguradora.

PUBLICIDADE

A gestora teria enxergado indícios que apontam para lucros normalizados (recorrentes) significativamente inferiores aos lucros contábeis reportados nas demonstrações financeiras do IRB.

No ano, as ações IRBR3 acumulam perdas de pouco mais de 28%, sendo 15,7% apenas neste mês.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos