Atualização do Ethereum pode atrair investidores institucionais, diz BofA

Investidores impedidos de comprar tokens executados em sistemas de prova de trabalho podem comprar Ether após a mudança

CoinDesk

Publicidade

Embora a “Merge” (fusão, em inglês) do Ethereum (ETH) não resolva os problemas de escalabilidade da blockchain da criptomoeda ou as altas taxas de transação, a atualização pode atrair mais investidores institucionais para a criptomoeda, disse o Bank of America (BoFA) em um relatório divulgado na sexta-feira (9).

A Merge, prevista para acontecer nesta semana, vai alterar o mecanismo de mineração do Ethereum, que passará de um modelo de prova de trabalho (proof-of-work, ou PoW) para um de prova de participação (proof-of-stake, ou PoS), muito mais ecológico. Ela é a primeira de cinco atualizações planejadas para a blockchain do projeto.

A redução drástica no consumo de energia após a fusão pode permitir que alguns investidores institucionais comprem Ether pela primeira vez, principalmente aqueles que foram impedidos, por razões de ESG, de adquirir tokens que rodam em blockchains que usam o mecanismo de consenso PoW, como o do Bitcoin (BTC), disse o relatório.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A capacidade de fazer ‘stake’ (processo de renda passiva) em ETH e gerar um rendimento de maior qualidade (menor risco de crédito e liquidez) como validador (entidade que participa da validação de transações) ou por meio de um serviço de staking, em vez de usar aplicativos de empréstimo, também pode impulsionar a adoção institucional”, escreveram os analistas Alkesh Shah e Andrew Moss.

O Bank of America diz que um rendimento de maior qualidade também tem ramificações para o ecossistema Web 3.0 de aplicativos descentralizados (dapps). Um dapp é um app que usa a tecnologia blockchain para manter os dados dos usuários fora do alcance de organizações centralizadas.

Um protocolo descentralizado de seguros como o Nexus Mutual, que permite que as pessoas compartilhem riscos sem a necessidade de uma companhia de seguros, precisa gerar um retorno sobre suas reservas para permitir que se torne uma alternativa viável às seguradoras tradicionais, disse o banco.

Continua depois da publicidade

As seguradoras normalmente investem suas reservas em dívida corporativa e governamental, mas instrumentos com características semelhantes de risco e recompensa são difíceis de encontrar no ecossistema de ativos digitais. Fazer stake no Ethereum pode ser a alternativa mais próxima, acrescentou o banco.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil