Por que e quando um banco pode ser liquidado pelo BC? 

Banco Central tem autoridade para regular, organizar e supervisionar instituições do Sistema Financeiro Nacional (SFN)

Amanda Garcia

Publicidade

O Banco Central (BC) anunciou a liquidação extrajudicial do Will Bank nesta quarta-feira (21), por extensão da liquidação do Banco Master, determinada em novembro de 2025.  Até então estava operando sob regime especial de administração temporária.

O BC é responsável pela regulação, organização, supervisão e resolução das instituições que compõem o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Dessa forma, cabe à autoridade garantir um sistema financeiro sólido, além da estabilidade do poder de compra da moeda. 

Sendo assim, o BC pode, sim, intervir em instituições financeiras, como no caso Master e agora do Will Bank. 

Oportunidade com segurança!

Quando o BC pode intervir? 

Segundo as normas do Banco Central, ele atua quando uma instituição financeira apresenta “grave comprometimento do seu patrimônio ou dificuldade de honrar seus compromissos”. 

LEIA MAIS:

Nessas situações, a autoridade pode determinar uma série de ações, como aporte de recursos pelos controladores, transferência de controle, reorganização da sociedade ou outras medidas de recuperação. 

Continua depois da publicidade

No entanto, conforme a gravidade da situação, o BC pode atuar diretamente na instituição por meio de um regime de resolução. 

Quando acontece a liquidação extrajudicial? 

A liquidação extrajudicial faz parte do regime de resolução que tem como objetivo interromper o funcionamento de uma instituição e promover sua retirada organizada do Sistema Financeiro Nacional. 

Essa medida é adotada quando há uma situação de insolvência irrecuperável ou quando ocorrem graves infrações às normas que regulam a atividade da instituição.