Índice de Confiança do Consumidor da Alemanha cai para novo mínimo histórico

índice Gfk que mede expectativas para outubro foi a -42,5, inflação crescente e crise energética são os principais fatores

Roberto de Lira

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O sentimento do consumidor na Alemanha para outubro atingiu novamente seu ponto mais fraco, com o Índice de Confiança do Consumidor Gfk caindo para -42,5 ante -36,8 em setembro. A leitura veio mais fraca do que a expectativa do mercado, que era de -39.

Os alemães continuam com perspectivas sombrias sobre o futuro da atividade e econômica e do consumo, com a maior economia da Europa enfrentando inflação crescente e uma crise de energia que pode se agravar com a chegada do inverno.

“As taxas de inflação atualmente muito altas, de quase 8%, estão levando a grandes perdas de renda real entre os consumidores e, portanto, a uma redução significativa no poder de compra”, disse o especialista em consumo da GfK, Rolf Buerkl.

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“Muitas famílias estão sendo forçadas a gastar significativamente mais em energia”, acrescentou.

A inflação na Alemanha atingiu 7,9 por cento em agosto, impulsionada pelo aumento dos custos de energia, com o ritmo previsto para aumentar ainda mais até o final do ano. “A moral do consumidor só se recuperará de forma perceptível e sustentável se a inflação for reduzida”, disse GfK.

A previsão sombria para outubro foi impulsionada por uma baixa recorde nas expectativas de renda para setembro.

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A Alemanha deve entrar em recessão no próximo ano, segundo a OCDE, com a maior economia da Europa encolhendo 0,7%.

A Alemanha viu uma redução drástica no fornecimento de gás russo desde a invasão da Ucrânia, causando uma explosão nos preços do combustível.