Fase Emergencial em São Paulo deve ser prorrogada por mais 15 dias, diz site

João Doria, governador de São Paulo, deve aceitar proposta do Centro de Contingência ao Coronavírus de estender período de medidas mais restritivas

Érico Lotufo

(Rodrigo Paiva/Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – O Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo enviou uma proposta a João Doria (PSDB), governador de São Paulo, de estender a Fase Emergencial no estado por mais 15 dias. O governador recebeu o novo comunicado no início da tarde de hoje e deve acatar a recomendação. As informações são do portal de notícias UOL.

Membros do comitê ouvidos pelo site afirmam que o sistema de saúde paulista colapsou na última semana, e seria fundamental que as medidas de restrição tenham duração mínima de um mês.

São Paulo entrou na Fase Emergencial no dia 15 de março, e até então estava previsto que o período de restrições à circulação acabaria no dia 30 de março. A Fase Emergencial reduziu o horário de funcionamento de serviços essenciais, proibiu a realização de eventos esportivos ou religiosos e instaurou um toque de recolher na cidade das 20h às 5h, quando não é permitida a circulação de pessoas. O governo de São Paulo também estabeleceu que cada setor deve começar seu expediente em horários diferentes pela manhã, com o objetivo de quebrar o horário de pico do transporte público.

Continua depois da publicidade

Em dados divulgados em coletiva realizada na segunda-feira (22) dentro do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, divulgou-se que São Paulo teve a pior semana epidemiológica desde o início da pandemia.

O estado bateu recordes em médias de casos, internações e mortes. Foram 493 mortes em média por dia entre 14 e 20 março, aumento de 35,4% em relação à semana anterior. A média de casos diários aumentou 17,7%, enquanto a média de internações diárias aumentou 18,8% no mesmo período de comparação. A taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 91,3% na Grande São Paulo e 91,2% em todo o estado.

Fase Emergencial segue no feriado

Na última quinta-feira (18), Bruno Covas, prefeito de São Paulo, anunciou a antecipação de feriados municipais de 2021 e 2022 para a criação de um bloco de feriado estendido entre 26 de março e 4 de abril. Caso a Fase Emergencial seja estendida para 15 dias após 30 de março, ocupará o feriado.

Uma obrigação da Fase Emergencial é o fechamento de praias e parques. Com isso, é esperada uma redução no fluxo de turistas da capital para o litoral paulista no feriado. Na sexta-feira (19), o governo já havia anunciado a suspensão da Operação Descida no Sistema Anchieta-Imigrantes e dificultar o translado para o litoral.

Participe do Treinamento gratuito Scalper Pro e entenda como extrair lucro e controlar riscos na Bolsa em operações que duram minutos ou segundos! Inscreva-se aqui.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.