Cenário pandêmico

Doria mantém exigência de máscara em espaços abertos, e capital paulista cancela Réveillon em meio a casos de ômicron

Medida segue as recomendações do Comitê Científico do governo paulista

Por  Mariana Zonta d'Ávila -

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (2) que vai manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos. O anúncio segue as recomendações do Comitê Científico do governo paulista e acontece em meio às confirmações de casos da variante ômicron da Covid-19 no estado.

A medida é um recuo em relação ao anúncio feito no dia 24 de novembro, quando o governo afirmou que o uso de máscara deixaria de ser obrigatório a partir de 11 de dezembro, em locais abertos dada a melhora dos dados da pandemia, como número de mortes e internações pela doença.

“Decidimos adotar essa medida por prudência com o cenário epidemiológico no estado. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução”, disse Doria, em nota.

Na recomendação feita ao governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Isso porque os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19.

A ômicron foi classificada, em 26 de novembro, como de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), dado que possui 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína “spike” (a “chave” que o vírus usa para entrar nas células).

Prefeitura cancela Réveillon

Na capital paulista, além da manutenção da exigência de uso de máscara, a prefeitura decidiu cancelar a festa de Réveillon, que acontece tradicionalmente na avenida Paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento, cerca de 16 capitais já desistiram de eventos públicos no fim do ano. É o caso de Natal, Recife, Salvador, Florianópolis e Fortaleza, por exemplo.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe