Aviação civil

Anac aprova edital para privatizar Congonhas e mais 15 aeroportos

Leilão deve ocorrer em 18 de agosto, segundo a agência; Santos Dumont (RJ) foi retirado da lista pelo governo após pressão política

Por  Estadão Conteúdo -

Após o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta segunda-feira, 6, o edital e o projeto do leilão da 7ª rodada de aeroportos, que irá transferir Congonhas (SP) e mais 14 terminais para a iniciativa privada.

O leilão deve ocorrer em 18 de agosto, segundo o diretor-geral da Anac, Juliano Noman, e será dividido em três blocos. A previsão é atrair R$ 7,2 bilhões em investimentos.

O aeroporto de Congonhas lidera o bloco SP/MS/PA/MG, formado também por outros dez terminais: Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG).

Os outros blocos são compostos pelos aeroportos de Campo de Marte (SP) e Jacarepaguá (RJ), de aviação geral, e pelos terminais de Belém (PA) e Macapá (AP).

O leilão contava inicialmente com o aeroporto Santos Dumont (RJ), mas o governo o retirou da lista por pressão de políticos do estado. Em fevereiro, o governo disse que o leilão do Santos Dumont será realizado junto com a nova licitação do Galeão (RJ), que está sendo devolvido pela concessionária.

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirmou recentemente ao Grupo Estado que grandes players estão interessados na disputa e citou grupos como Zurich, Vinci e CCR (CCRO3).

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

Leia também:

Compartilhe