Agência reguladora americana diz que vacina da Moderna é “altamente eficaz” e sinaliza aprovação nos próximos dias

O anúncio da FDA sugere que a agência deve regulamentar o uso emergencial do imunizante nos próximos dias

Allan Gavioli

Vista de fachada dos escritórios da Moderna Therapeutics, em Massachusetts (REUTERS/Brian Snyder)

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta terça-feira (15), a Food and Drug Administation (FDA, na sigla em inglês), agência reguladora americana de vigilância sanitária, anunciou que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Moderna é “altamente eficaz”, com eficácia de 94%. A própria Moderna tinha divulgado uma eficácia de 94,5% em seus últimos resultados de eficácia.

Segundo fontes ouvidas pela agência de notícias Dow Jones, o anúncio da FDA sugere que a agência deve regulamentar o uso emergencial do imunizante nos próximos dias.

A FDA também confirmou que a vacina da Moderna funcionou bem em pessoas de todas as idades, raças e gêneros. Os efeitos colaterais foram generalizados, ocorrendo na maioria dos receptores, mas geralmente de curta duração. Os sintomas incluem fadiga, dores de cabeça, dores musculares e dores no local da injeção.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A vacina da Moderna será revista na quinta-feira (17), em uma reunião pública de um dia inteiro, pelo mesmo painel de especialistas independentes que regulamentou o uso da vacina produzida pela farmacêutica americana Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech.

A Moderna foi a segunda empresa a fazer o pedido para uso emergencial nos Estados Unidos, no dia 30 de novembro, e ainda espera esse aval final da FDA.

“Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, os benefícios da vacina mRNA-1273 para Covid-19 superam seus riscos de uso em indivíduos com 18 anos de idade ou mais”, disse a FDA em nota sobre o imunizante da Moderna.

Continua depois da publicidade

Os testes clínicos do imunizante envolveram mais de 30 mil participantes. De acordo com os resultados da fase 3, a Moderna avaliou que a eficácia foi consistente em todos os grupos de idade, bem como raça e etnia. Como mencionamos, a eficácia do imunizante foi calculada em 94,5%.

Semelhanças entre as vacinas

As vacinas da Moderna e da Pfizer utilizam a mesma tecnologia para fazer suas vacinas, baseadas em uma molécula conhecida como mRNA, ou RNA mensageiro. Essa molécula contém instruções genéticas para fazer proteínas dentro das células.

Para a vacina da Moderna, os pesquisadores criaram um mRNA com o código para fazer a proteína spike do coronavírus. A proteína é a chave para as células infectantes do vírus. É também o que pode fazer com que o sistema imunológico de alguém produza anticorpos contra o vírus, mas sem causar infecção, uma vez que o restante do vírus está ausente.

Só o fato de as duas vacinas de mRNA estarem apresentando resultados bons já é algo notável para a ciência como um todo. Isso porque o procedimento de utilizar o mRNA para vacinas é um feito inédito na história. “O fato de mais uma vacina de RNA mostrar proteção inaugura uma nova era de vacinas, com vacinas genéticas que podem ser produzidas muito mais rapidamente. Estaremos menos vulneráveis numa próxima vez”, explicou Natalia Pasternak, pHd em Microbiologia e diretora-presidente do Instituto Questão de Ciência (IQC), ao InfoMoney.

Natalia ainda lembra que é mais fácil sintetizar uma vacina de RNA, já que não há necessidade de cultivar o vírus nem de purificar proteína. Basta ter a sequência do vírus. Ainda sim, a cientista vê com bons olhos esse avanço.

Recentemente, após os resultados preliminares da vacina da Pfizer, médicos disseram ao InfoMoney que, embora o anúncio seja animador, o resultado é parcial e a vacina ainda deve demorar para chegar à população. O mesmo valeria para os resultados da vacina da Moderna. Os dados analisados pela FDA também foram preliminares.

Quer receber aluguel sem ter imóvel? Thomaz Merluzzi, estrategista de Fundos Imobiliários da XP, oferece treinamento gratuito para quem busca uma fonte de renda passiva – inscreva-se já!

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.