Hyundai, Nissan e Caoa Chery têm carros de até R$ 120 mil que não entraram no programa do governo; veja quais são

Lista final do programa seleciona carros "populares" por critérios que vão além do preço e podem fazer com que veículos não sejam elegíveis

Giovanna Sutto Lucas Sampaio

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O programa de descontos para carros “populares” conta com 34 modelos de 11 montadoras, conforme a tabela oficial divulgada pelo governo federal na última semana.

Antes da divulgação, e ainda sem saber os critérios do governo, o InfoMoney fez um levantamento de 33 modelos que custavam menos de R$ 120 mil no Brasil, baseado na tabela Fipe de maio.

Três modelos que se encaixam no patamar de preço foram excluídos da lista oficial do governo quando ela foi divulgada, em 14 de junho: os SUVs Hyundai Creta e Caoa Chery Tiggo 3X, e o sedã Nissan Versa.

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Tabela oficial 
Modelos previstos no 1º levantamento do InfoMoney  (em 27/05) O que entrou na lista? O que saiu saiu da lista? Lista final de carros com descontos (em 14/06)
Fiat (6 veículos): Argo, Cronos, Fiorino, Mobi, Pulse e Strada Fastback / Fiat (7 veículos): Argo, Cronos, Fiorino, Mobi, Pulse, Strada, Fastback
Renault (5): Duster, Kwid, Logan, Oroch e Stepway nada mudou Renault (5): Duster, Kwid, Logan, Oroch e Stepway
Volkswagen (5): Polo, Polo Track*, Saveiro, T-Cross e Virtus Gol / Volkswagen (5): Polo, Saveiro, T-Cross, Virtus e Gol
Chevrolet (4): Montana, Onix, Onix Plus e Spin Tracker / Chevrolet (5): Montana, Onix, Onix Plus, Spin e Tracker
Hyundai (3): Creta, HB20 e HB20 Sedan / Creta Hyundai (2): HB20 e HB20 Sedan
Peugeot (3): 208, 2008 e Partner Rapid nada mudou Peugeot (3): 208, 2008 e Partner Rapid
Citroën (2): C3 e C4 Cactus nada mudou Citroën (2): C3 e C4 Cactus
Nissan (2): Kicks e Versa / Versa Nissan (1): Kicks
Caoa Chery (1): Tiggo 3X / Tiggo 3X Montadora não entrou no programa
Honda (1): City nada mudou Honda (1): City sedã
Toyota (1): Yaris Yaris sedã / Toyota (1): Yaris hatch e Yaris sedã
Jeep (1): Renegade Jeep Renegade / Jeep (1): Renegade
*No caso do Polo Track, a Volkswagen confirmou que o modelo entra na lista, mas é uma versão do Polo não configurando um modelo a mais na lista final. 

Considerando que o programa ganhou tração, o InfoMoney buscou entender com as montadoras por que esses três modelos ficaram de fora da lista de descontos, já que custam menos de R$ 120 mil, que é o patamar estabelecido na regra do subsídio.

Em menos de 15 dias, as vendas de carros populares já consumiram 64% de todo o dinheiro reservado pelo governo federal para o programa de descontos de veículos zero-quilômetro.

As montadoras já pediram R$ 320 milhões dos R$ 500 milhões disponíveis — uma alta de 88% em apenas três dias, em relação aos R$ 170 milhões divulgados na sexta-feira (16).

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Pela regra, no caso dos carros, os descontos do programa variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil para modelos de até R$ 120 mil (entre 1,6% e 11,6% do valor “antigo”). O percentual de desconto é estabelecido conforme uma pontuação atingida em 4 variáveis:

Como os três modelos excluídos cumprem o critério social do programa — custam até R$ 120 mil —, automaticamente sua ausência na lista tem que estar ligada ao não cumprimento de algum dos outros três critérios.

O objetivo de separar os carros por critérios é subsidiar veículos mais sustentáveis, que poluem menos, e ao mesmo tempo atender à população das classes baixa e média, que geralmente consomem os modelos na faixa de preço determinada.

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Hyundai Creta tem índice alto de poluição

O Hyundai Creta chamou a atenção por não estar na lista oficial de carros com desconto por ser um modelo popular no país: foi o oitavo carro mais vendido em maio, considerando automóveis e comerciais leves, segundo a Fenabrave.

Em nota enviada ao InfoMoney, a Hyundai confirmou que o modelo ficou de fora porque “tem consumo energético superior ao teto estabelecido para ter desconto segundo os critérios da Medida Provisória [nº 1.175/23]”.

A única versão que seria elegível ao programa seria a Action, opção de entrada do SUV, que custa a partir de R$ 116.590, segundo o preço sugerido no site da montadora. Esse modelo tem eficiência energética de 2,03 Mj/km (megajoule por quilômetro).

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Segundo a regra, quanto menor for o consumo energético do carro, maior pode ser o desconto. Assim, um carro que tenha um índice abaixo de 1,4 Mj/Km recebe 25 pontos. O Renault Kwid Zen, por exemplo, se encaixa nessa categoria porque consome 1,36 Mj/Km, de acordo com o Inmetro.

Carros que consomem entre 1,6 e 2,0 Mj/Km ganham somente o mínimo de 15 pontos, como é o caso da Volkswagen Saveiro Trendline 1.6, que tem um consumo de 1,77 Mj/Km. Acima de 2,0 Mj/km, o carro não pode receber subsídios do governo, como o Creta.

Índice  Pontuação
Consumo energético  Menor ou igual a 1,4 MJ/KM 25
Entre 1,41 e 1,5 MJ/KM 20
Entre 1,51 e 1,60 MJ/KM 18
Entre 1,61 e 2,0 MJ/KM 15

Em nota, a Hyundai ressaltou que o Creta Action é a geração antiga do modelo e que a nova geração já apresenta uma evolução em relação a esse fator. “A eficiência energética dos Creta 1.0 TGDI (1,78 MJ/km) e 2.0 (1,86 MJ/km) é menor que 2.0, assim as versões mais modernas têm índices dentro do limite, ainda que o preço seja superior.” A nova geração tem preços que partem de R$ 132.890.

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Nissan Versa é gringo

Era esperado também que três versões do Versa, sedã da Nissan, tivessem descontos, o que não aconteceu.

Em nota, a fabricante japonesa explicou que o modelo é importado do México e não atinge o critério mínimo de densidade produtiva. Ou seja, ele é produzido fora do país e maior parte de suas peças não são daqui.

Sendo assim, o modelo deixa de ser elegível para receber redução de preço. A Nissan não informou a porcentagem de peças produzidas fora do Brasil.

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Segundo a regra do programa, quanto mais peças produzidas aqui, maior a pontuação que o modelo recebe.

Se o carro tem 65% das peças feitas em território nacional, recebe 20 pontos, por exemplo. Esse dado pode ser encontrado na ficha técnica do carro, divulgada pelas montadoras.

No final, a soma total dos critérios vai definir em qual faixa de desconto o modelo se encontra.

  Índice  Pontos 
Densidade Produtiva   Maior ou igual a 75% 25
Maior ou igual a 65% e abaixo de 75% 20
Maior ou igual a 60%  abaixo de 65% 15

Tiggo 3X zerado em estoque

O caso do Tiggo 3X é um pouco diferente: ele se encaixa no patamar de preço, mas a inconsistência não se dá por nenhum dos outros três critérios.

O modelo deixou de ser fabricado em 2022, mas isso não seria um impeditivo para participar do programa. A Volkswagen, por exemplo, incluiu o Gol, que também parou de ser produzido, na lista de descontos.

A questão é que não há mais unidades do Tiggo 3X em estoque para ser vendido. Portanto, esta é a razão de o veículo ter sido excluído da lista final do programa.

“Informamos que não há estoque do modelo Tiggo3x na rede CAOA Chery.  Se houvesse estoque, o modelo faria parte do programa de descontos para ‘carros populares'”, afirmou a Caoa Chery em nota.

A pedido do InfoMoney, a consultoria Jato Economics separou o emplacamento do Tiggo 3X desde janeiro de 2022 até maio de 2023, dado mais recente e quando o número de vendas é zerado. Veja:

Chery Tiggo 3X Emplacamentos (nº de vendas de zero km)
Jan/22 1023
Fev/22 786
Mar/22 708
Abr/22 544
Mai/22 246
Jun/22 94
Jul/22 68
Ago/22 53
Set/22 29
Out/22 17
Nov/22 37
Dez/22 40
Jan/23 7
Fev/23 2
Mar/23 4
Abr/23 1
Mai/23 0

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.