Ministério da Justiça notifica Gol, Latam e Azul sobre irregularidades cometidas na pandemia

Reclamações de viajantes concentram-se no reembolso em 12 meses, na remarcação da viagem e no uso do crédito em até 18 meses dos bilhetes

Estadão Conteúdo

Ilustração (Getty Images)

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O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), cobra explicações das empresas Gol, Azul e Latam por supostas irregularidades cometidas em relação a cancelamento de voos e reembolsos durante a pandemia de Covid-19.

Isso porque, segundo dados da secretaria, as reclamações nesse sentido cresceram 410% de 2019 para 2021 — de pouco mais de 5 mil para 26,4 mil.

A Senacon diz que as reclamações contra o setor de aviação civil voltaram a crescer justamente na época em que os consumidores deveriam ser contemplados por regras criadas em razão da pandemia: reembolso em 12 meses, remarcação da viagem ou uso do crédito em até 18 meses dos bilhetes.

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O governo diz que as empresas têm 10 dias, a partir desta quarta-feira (25), para darem uma resposta.

Procurada, a Latam disse que se manifestará quando for notificada. A Gol disse que não comentará o assunto. “Todas as manifestações se darão nos autos.” A Azul não respondeu até esta publicação.

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