Mais 78 cidades do país são liberadas para ativação do 5G, aponta Anatel

Os novos municípios estão nos estados de SP, MG, SC, PA, ES, RS, PR, PE, RJ e BA

Estadão Conteúdo

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

Mais 78 municípios brasileiros, que estão próximos de capitais ou de cidades com mais de 500 mil moradores, poderão ter o 5G ativado em breve.

De acordo com decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a partir desta quarta-feira (25), as operadoras que arremataram lotes na faixa de 3,5 GHz estão autorizadas para solicitar ao órgão o licenciamento e ativações de estações do 5G.

Segundo a Anatel, até o momento, 140 municípios já foram liberados para utilização desta faixa, por onde funciona o 5G ‘puro’. Diante desse número, 38,5% da população já tem potencial para receber a tecnologia.

Planner InfoMoney

Mantenha suas finanças sob controle neste ano

Os novos municípios liberados estão em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia.

Outra decisão tomada pelo grupo de acompanhamento da implantação do 5G na Anatel definiu ainda um planejamento de liberação da faixa até o final do semestre. “Quando serão liberadas centenas de municípios, com a previsão de que sejam alcançadas 1.610 cidades”, informou a agência.