Lenovo assina acordo para estudar compra da BlackBerry, diz WSJ

Se a notícia se confirmar, a compra será uma das maiores aquisições chinesas de uma empresa ocidental

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – A fabricante asiática de computadores pessoas Lenovo assinou um acordo para examinar os balanços da canadense BlackBerry e, assim, fazer uma oferta para adquirir a empresa, informou o site do jornal “The Wall Street Journal”, citando fontes familiarizadas com o tema.

Se o boato se confirmar, a compra da canadense será uma das maiores aquisições chinesas de uma empresa ocidental. Segundo o site, a estratégia da Lenovo, que está muito atrás dos concorrentes no mercado de smartphone, ganharia força com os smartphones da BlackBerry. No segundo trimestre deste ano, a participação da Lenovo nas vendas globais do dispositivo foi de 4,7%, segundo a empresa de pesquisa Gartner, enquanto a participação da BlackBerry caiu para apenas 2,7%.

“A Lenovo deve seguir adiante e ter sucesso com uma oferta para BlackBerry”, opinou o site do WSJ. Os porta-vozes das empresas não comentaram o assunto.

Continua depois da publicidade

Concorrentes de olho
Neste mês, o site do jornal Financial Post afirmou que a BlackBerry também estaria negociando a venda de suas participações ou até a comercialização total para outras grandes empresas, como o Google, Cisco, LG, Samsung e SAP.

De acordo com a publicação, o negócio seria uma alternativa a um acordo preliminar fechado semanas atrás com o grupo, liderado pelo principal acionista da BlackBerry, o Fairfax Financial Holdings, para fechar o capital da empresa por cerca de US$ 4,7 bilhões.