Copa Airlines vai retomar voos ao Brasil com Boeing 737 Max-9 após suspensão

Inspeções de segurança serão finalizadas nas próximas 24 horas

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Copa Airlines informou, nesta quinta-feira (25), que recebeu autorização para que as 21 aeronaves Boeing 737 Max-9, que haviam sido temporariamente suspensas pela Administração Federal de Aviação (FAA) e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), concluam a inspeção obrigatória e possam retomar as operações.

“As inspeções estão sendo realizadas por técnicos profissionais da Copa Airlines, seguindo os mais altos padrões de qualidade e com acompanhamento e supervisão da Autoridade de Aviação Civil (AAC) do Panamá. Estimamos que esse processo será concluído nas próximas 24 horas”, diz a empresa em nota.

Com a atualização da situação das aeronaves, parte dos voos cancelados serão retomados já nesta quinta-feira (veja mais informações abaixo).

Conteúdo XP

Peça o melhor cartão de crédito do Brasil e tenha acesso à Salas vip e Investback nas compras

O que aconteceu?

A suspensão temporária das operações da Copa foi deflagrada pelo incidente que aconteceu em 6 de janeiro. Um avião Boeing 737 Max-9 da Alaska Airlines perdeu parte da fuselagem em pleno voo, o que fez a porta da aeronave abrir em pleno ar e forçou o piloto a realizar um pouso de emergência em Portland, no Oregon (EUA).

O episódio levou a Administração Federal de Aviação (FAA), agência regulatória de aviação americana, a suspender os voos de todas as aeronaves desse modelo nos Estados Unidos.

A medida também atingiu o Brasil, onde a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), seguindo a decisão da FAA, ordenou a suspensão das operações com esses modelos no espaço aéreo nacional, no dia 8 de janeiro.

Continua depois da publicidade

A Copa Airlines é a única companhia aérea que opera esse tipo de aeronave no país. No total, são 79 voos semanais para o Panamá partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus e Porto Alegre.

Diante de situação, nas últimas semanas, centenas de voos foram cancelados e passagens foram adiadas gerando uma onda de insatisfação nos clientes da empresa.

Como ficam as viagens?

A Copa Airlines reativará gradualmente, a partir desta quinta, voos que haviam sido previamente cancelados e retornará a um itinerário completo no domingo (28).

Além disso, a empresa está oferecendo novas opções aos passageiros cujos itinerários foram afetados. Veja:

De qualquer maneira, a companhia aérea reforça a recomendação aos seus passageiros para verificar o status do seu voo no site da companhia ou no aplicativo antes da ida ao aeroporto.