Anatel libera 5G em mais 7 capitais nesta segunda; 5 ainda não receberam sinal

Veja número mínimo de estações que teles terão de instalar em cada cidade; todas as capitais que ainda não receberam a tecnologia são da Região Norte

Equipe InfoMoney

(Getty Images)

Publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) libera a partir desta segunda-feira (19) a ativação do 5G em mais 7 capitais brasileiras: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI).

O aval foi dado na quarta-feira (14) pelo grupo da Anatel que acompanha a limpeza de faixas para a operação do 5G. Agora, as empresas Claro, TIM (TIMS3) e Vivo (VIVT3) têm até 27 de novembro para instalar um número mínimo de estações nessas cidades: 8 em Aracaju, 5 em Boa Vista, 11 em Campo Grande, 8 em Cuiabá, 13 em Maceió, 14 em São Luís, e 11 em Teresina.

Só 5 capitais ainda não têm a internet de 5ª geração habilitada no Brasil (e todas ficam na Região Norte): Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

Continua depois da publicidade

O conselho diretor da Anatel decidiu, em agosto, que a tecnologia precisa ser liberada em todas as capitais 28 de outubro. Após isso, as operadoras terão mais 30 dias para ligar o sinal.

Além das 7 capitais que tiveram o sinal do 5G liberado nesta segunda, outras 15 já estão com o sinal ativo: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Vitória (ES).

9 formas de transformar o seu Imposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!