Fechar Ads

Por que o megaleilão do pré-sal não atraiu investidores?

Na oposição, muitos denunciaram que o Brasil liquidaria riquezas. No governo, o tom era de inauguração do novo Brasil. As duas narrativas se despedaçaram
Por  Pedro Menezes -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

Num leilão, diferentes agentes econômicos disputam um ativo. Cada um tem sua avaliação subjetiva sobre o valor que se espera extrair daquele ativo. Após as considerações de cada um sobre o que está sendo ofertado, começa a competição. Ganha quem oferecer a melhor oferta, conforme regras estabelecidas previamente.

Um leilão tomou a atenção dos brasileiros no dia de ontem. Fico feliz por poder escrever que, no dia 3 de julho desse ano, os leitores do blog conheceram o assunto no texto “5 debates em Brasília que recebem menos atenção do que merecem”.

No leilão de ontem, os ativos em disputa eram 4 campos do pré-sal. O preço seria definido pela competição. Os vencedores precisariam pagar, já como entrada, R$ 106 bilhões. Esse bônus de assinatura, alto mesmo para os padrões bilionários do setor de óleo e gás, refletia a necessidade do Estado brasileiro de arrecadar dinheiro agora, o mais rápido possível, para contem o déficit público.

O bônus de assinatura correspondia a um valor fixo. A competição do leilão consistia em ofertas referentes à participação nos lucros durante a operação dos campos. Isto é, ganharia o leilão quem oferecesse ao Estado brasileiro o maior percentual de participação nos excedentes de óleo que serão extraídos no futuro.

A dimensão dos ativos ofertados no leilão de ontem chamou a atenção de todo o espectro político. Na oposição de esquerda, muitos denunciaram que o Brasil estava liquidando suas riquezas a “preço de banana”. No governo, o tom era de inauguração do novo Brasil. As duas narrativas se despedaçaram após o resultado de ontem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nenhum grupo estrangeiro quis comprar os campos que estavam a “preço de banana”. Dos quatro campos em disputa, dois ficaram sem oferta, dois ficaram com um consórcio liderado pela Petrobras.

Leia mais: Grandes petroleiras dão recado claro ao governo – e acionam gatilho para grandes mudanças nas regras dos leilões

Por que isso aconteceu? Para entender o assunto, vale a pena olhar para as variáveis básicas da análise econômica de leilões. Se um grupo estrangeiro desiste de fazer a oferta, é porque julgou que o ativo oferecido estava caro.

Se estava caro, há duas variáveis centrais em jogo: a percepção subjetiva de cada empresa sobre quanto valiam os campos ofertados; e o preço de entrada do leilão.

Os principais especialistas em óleo e gás têm adotado explicações neste sentido.

Izabela Patriota, minha colega do Instituto Mercado Popular, disse o seguinte em entrevista a O Antagonista: “[O] bônus de assinatura estava muito alto. Cria-se um desinteresse porque torna o lance mínimo do leilão muito caro, e diminui a concorrência.”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isto é, os valores de entrada parecem ter afugentado os investidores estrangeiros. O apetite arrecadatório do Estado brasileiro foi grande demais. Em entrevista ao InfoMoney, Adriano Pires citou ainda outro componente dos custos envolvidos na aquisição de cada campo: o ressarcimento à Petrobras pelos investimentos já realizados.

Além dos valores bilionários de entrada, o comprador dos campos teria que ressarcir à Petrobras por algumas melhorias que a estatal já fez nas áreas ofertadas. Como o valor desse ressarcimento não estava bem estabelecido antes leilão, a incerteza envolvida na aquisição fez crescer a percepção de que os ativos oferecidos estavam caros demais.

Segundo executivos de grandes petroleiras, o alto custo explica o desinteresse no leilão. O campo de Búzios, um dos maiores do mundo e principal ativo em jogo, estava “muito caro”, nas palavras do presidente de exploração da Exxon Mobil, em entrevista à Bloomberg.

A percepção subjetiva sobre o valor dos campos também foi relevante para o resultado. Izabela Patriota, na mesma entrevista citada acima, avalia que “o governo erra na etapa prévia, quando a Petrobras precisa indicar preferência. Se você for ver, as duas áreas que não receberam oferta são as que a Petrobras não indicou preferência. Se nem a Petrobras quer concorrer, ela que já tem a expertise, isso reverbera, indica que aquelas áreas talvez não estejam tão fáceis. Aconteceu a mesma coisa no governo Temer.”

Em todo leilão, há um problema de assimetria de informação. Quem está interessado num ativo nunca sabe exatamente quanto é possível tirar dele. No caso do leilão da cessão onerosa, uma participante tinha mais informações do que as outras: a Petrobras, que já estava operando na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como a Petrobras precisa indicar anteriormente quais campos ela pretende disputar, os outros participantes do mercado recebem um aviso sobre o que o agente mais bem informado pensa sobre o potencial econômico dos campos oferecidos. Não por acaso, como ressalta Izabela, só houve interesse pelo que a Petrobras queria comprar.

O episódio deixa duas lições claras para a formulação das políticas públicas brasileiras. Primeiro, é preciso estudar cuidadosamente as regras de cada leilão para garantir alguma competição no processo. Por fim, é importante evitar o oba-oba ideológico e observar a questão com a tecnicidade que ela merece.

As explicações partidárias pouco ajudam a entender o resultado do leilão. Ao fim das contas, não oferecemos a riqueza nacional a preço de banana, nem inauguramos um novo Brasil. Nenhuma mudança profunda surge do dia para a noite. O importante é aprender com os erros dia após dia, para que os próximos leilões de ativos públicos tenham mais sucesso que o de ontem.

Invista melhor seu dinheiro: abra uma conta gratuita na XP

Pedro Menezes Pedro Menezes é fundador e editor do Instituto Mercado Popular, um grupo de pesquisadores focado em políticas públicas e desigualdade social.

Compartilhe

Mais de Pedro Menezes

Pedro Menezes

Guedes ataca a IFI. O Senado aceitará calado?

Paulo Guedes inventa erros que a Instituição Fiscal Independente não cometeu e pede intervenção numa instituição de controle subordinada ao Senado. A IFI tem como missão produzir informações que podem o contrariar o governo. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ouviu calado
Real, Brazilian Currency - BRL. Dinheiro, Brasil, Currency, Reais, Money, Brazil. Real coin on a pile of money bills.
Pedro Menezes

A volatilidade do real revela uma economia dominada pela incerteza

Além de ter se desvalorizado ao longo do ano, o Real é uma das moedas mais voláteis entre economias emergentes. O ambiente interno é fonte de diversas incertezas, que colaboram para a volatilidade da moeda brasileira. Portanto, uma dúvida se impõe: a política brasileira vai contribuir para diminuir as incertezas que agitaram o mercado de câmbio em 2020?
Pedro Menezes

Relator do PL 2630 tentou censura generalizada, mas falhou

Substitutivo elaborado pelo senador Angelo Coronel tentou exigir comprovante de residência para cadastro em rede sociais, exclusão de conteúdo após a mera abertura de processo judicial, dentre outros absurdos. A confusão envolvendo o relatório acabou adiando a votação do PL, que era prevista para hoje