Política Monetária e Política Fiscal

Política monetária e fiscal fazem preço no final dessa semana

Alexandre Aagesen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Dia de ajuste. Copom mais duro, sem exageros, na medida, faz isso mesmo (aprende aqui, Jay). Juros abrindo ligeiramente, inflação implícita fechando (ainda mais!), Ibovespa corrigindo, principalmente puxado pelas ações mais ligadas à atividade local. Não gosto de parecer puxa-saco, mas aula de condução de política monetária. E eu sei quem faltou nessa aula, hein? Expectativas de cortes futuros também bem ancorados, com taxa terminal entre 9,50% e 9,75% ali em agosto. A depender dos dados, é claro.

Semana termina do jeito que começou. Do mesmo jeito que estava no começo do ano. E no começo do ano passado. E nos últimos 524 anos: de olho nas contas públicas. Relatório bimestral não traz uma panaceia, mas dá uma dica boa e vale ouvir. É esse tema que vai fazer o juro real longo fechar (ou abrir mais). Esse e os juros norte-americanos, claro.

E para quem acompanha a coluna (ou pelo menos leu a do dia 18: “Os Idos de Março“), teve continuation bet. O presidente francês, que é presidente e francês, subiu o tom, num ousado ensaio fotográfico típico de quem está tentando provar um ponto. Suado, bíceps a mostra, batendo no saco de pancada. Macho-alfa. Brabo. Presidente. Francês.

Continua depois da publicidade

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Alexandre Aagesen

Com mais de 16 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, CAIA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", professor convidado e Investor na XP Investimentos