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Como gerenciar um time de marketing e growth

Gerir equipes já não é uma tarefa fácil. Agora, fazer a gestão de duas equipes dentro de um mercado que está em constante crescimento é mais complexo ainda
Por  Dener Lippert -
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Falar de gestão é algo complexo. Agora, pensar na gestão de times de marketing e growth nesse momento do crescimento do marketing digital é algo mais difícil ainda. Por quê?

Simplesmente porque muitos empresários e profissionais responsáveis por gerirem equipes encontram diversos desafios que muitas vezes não estão preparados para resolver.

Por isso, vou mostrar algumas dicas e pontos de atenção consideráveis para quem está buscando gerir esses dois times de forma mais assertiva.

Entender a realidade de um gestor e empresário

Muitos empresários não entendem de growth e não sabem montar um time. Isso gera confusão por parte dos colaboradores que não sabem se estão ou não no caminho certo. Além disso, não existe consciência coletiva de marketing e isso cria expectativas discrepantes.

Ou seja, é um mercado que está em constante evolução e isso torna ainda mais difícil ter um time com padrões de execução para a mesma tarefa.

Essa falta de consciência coletiva ajuda a criar a ideia de que todo empresário da área é solitário. Ou seja, eles têm que aprender e agir por si só. Entretanto, nem sempre conseguem desenvolver-se da melhor forma possível para gerir um time de forma efetiva.

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Estar em constante evolução e aprendizado

Ainda sobre o empresário solitário, ele deve aceitar que é necessário aprender e evoluir constantemente, principalmente em uma área altamente mutável como é a de marketing e growth.

Ficando alinhado com novas tendências e ferramentas, ele poderá agir conforme o mercado com sua equipe, evitando ficar para trás e entendendo as atitudes profissionais de seu time.

Criar confiança entre líderes e liderados

O time precisa ter uma confiança mútua para se criar um ambiente aberto para ‘conflitos’ construtivos, que trarão evolução para a área. Essa confiança é importante na relação cliente x time de growth.

É preciso entender que o líder escuta as ideias para criar oportunidades de desenvolver o time e fazê-los parte do processo. Ao privar o ‘novato’ de opinar, pode-se criar um trauma, inibindo a inovação e a exposição de novas ideias e participação. Ou seja, confiança é dar espaço para escutar e encontrar formas de ser escutado, sem imposição. Afinal, um líder que precisa reafirmar sua liderança não é um líder de fato.

Torne a relação dos times o mais linear possível

Minha última dica é buscar tornar a relação de gestão dos times de marketing e growth o mais linear possível. É preciso que seus liderados vejam que você está engajado com o que é você mesmo cobra. Com isso, será possível uma cobrança de resultados mais assertivos quando eles não aparecerem.

Aqui na V4, eu não possuo uma sala separada dos demais, por exemplo. Me coloco junto do meu time e sou acessível para resolução de problemas complexos. Além disso, confio em lideranças que agem da mesma forma com seus respectivos times dentro do marketing digital.

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Dener Lippert CEO e fundador da V4 Company, maior rede de assessoria de marketing digital do país, autor do best-seller "Cientista do Marketing" e colunista do InfoMoney. Dener tem apenas 27 anos, mas já figura entre os principais empreendedores do país: está na lista da Forbes Under 30 de 2021, fundou a V4 Company com apenas 18 anos (na cozinha da casa de sua mãe) e hoje já tem mais de 150 franquias em todo o país, com uma base de 2 mil clientes ativos. Já passaram pelo portfólio da marca empresas como Dell, Melissa, Wizard, Spotify, Lojas Lebes, Colchões Ortobom, Mobills, Wise Up e Smart Fit. Recentemente a V4 Company anunciou sociedade com o Grupo Dreamers, holding detentora de 16 marcas, entre elas Artplan e Rock In Rio. Dener Lippert também é host do ROI Hunters, podcast de marketing do InfoMoney com foco em assuntos ligados a growth, marketing digital e business.

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