Parlamentares propõem reajuste maior para aposentadoria acima do mínimo

Senador Paulo Paim pede aumento de 12% e deputado Paulo Pereira da Silva, reajuste de 11,7%

SÃO PAULO – O senador Paulo Paim (PT-RS) informou que apresentará emenda à proposta orçamentária para garantir um reajuste maior aos aposentados que ganham acima de um salário mínimo em 2012.

O reajuste será de cerca 12%, maior do que os 11,7% propostos pelo deputado Paulo Pereira da Silva, que apresentou a emenda à Comissão Mista do Orçamento. De acordo com Pereira da Silva, o reajuste deve beneficiar cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas.

Segundo a Agência Senado, o aumento sugerido por Paim é equivalente à inflação de 2011, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), mais 80% do percentual de crescimento do PIB ( Produto Interno Bruto) verificado em 2010. Segundo Paim, o reajuste não deve trazer grande impacto à Previdência.

PUBLICIDADE

Salário mínimo
O senador ainda classificou como acertada a decisão do Executivo de elevar o valor do salário mínimo previsto para 2012.

De acordo com ofício enviado na última segunda-feira (21) ao Congresso pelo Ministério do Planejamento, o valor foi elevado de R$ 619,21 para R$ 622,73, em virtude da atualização das projeções para o INPC.

Para os benefícios da Previdência, a previsão de reajuste subiu de 5,7% para 6,3%, abaixo do INPC 2011.