Dicas de leitura

Os 6 livros preferidos de Guilherme Benchimol, CEO do Grupo XP

Eleito uma das 50 pessoas mais influentes do mundo pela Bloomberg, Benchimol cultiva o hábito da leitura

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Não é novidade que pessoas bem-sucedidas têm o hábito de ler. Grandes nomes como Warren Buffett e Bill Gates já compartilharam mais de uma vez seu apreço pela leitura.

Com Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, não é diferente. Eleito uma das 50 pessoas mais influentes do mundo pela Bloomberg, ele cultiva o hábito da leitura, que o ajudou muito na sua trajetória de sucesso.

Aos 24 anos de idade, começou a desenhar a ideia da XP Investimentos e, desde então, o executivo se dedicou totalmente ao projeto. Hoje a empresa tem R$ 215 bilhões sob custódia e mais de 980 mil clientes ativos.

PUBLICIDADE

A pedido do InfoMoney, o CEO do Grupo XP listou seus 6 livros preferidos, que impactaram sua vida e de alguma forma o auxiliaram durante sua carreira – e que podem ser boas dicas de leitura para este ano.

Confira:

1. “Organizações Exponenciais”, de Salim Ismail e Michael S. Malone

Lançado em 2014, o livro mostra como as chamadas organizações exponenciais impactaram seus setores. Os autores pesquisaram os padrões das empresas exponenciais mais importantes do mundo nos últimos seis anos, incluindo Waze, Tesla, Airbnb, Uber, Xiaomi, Netflix, GitHub, Amazon e muitas outras.

Além disso, entrevistaram mais de 70 líderes globais para trazer uma visão nova sobre as tendências organizacionais e tecnológicas cruciais para as empresas. Segundo Benchimol, o livro incentivou a organização do Grupo XP em squads e a aplicação do trabalho no formato de metodologia ágil.  

2. “Empresas feitas para vencer”, de Jim Collins

PUBLICIDADE

Como empresas boas, medianas e até ruins podem ser duradouras? Essa é a questão que o autor responde no livro. A obra mostra como as empresas atingem o sucesso com o passar do tempo e como um desempenho sustentável no longo prazo pode ser inserido em uma companhia desde de sua concepção.

3. “Feitas para durar”, de Jim Collins e Jerry I. Porras

A obra se dedica às empresas visionárias. Elas são instituições líderes em seus segmentos e que impactaram o mundo à sua volta. Os autores analisaram 18 empresas duradouras e mostram os fatores que fizeram com que essas companhias fizessem a diferença.

Para o CEO do Grupo XP, Feitas para Durar ensina a criar uma empresa lucrativa que se mantenha relevante por muitos anos.

4. “Tudo começa com a comida”, de Dallas Hartwig e Melissa Hartwig 

A obra apresenta o programa Whole30: um plano nutricional que dura 30 dias e é baseado na relação que você tem com a comida.

São refeições simples e receitas fáceis que ajudam o leitor a eliminar os alimentos prejudiciais e consumir mais nutrientes, além de conhecer as estratégias para manter os benefícios a longo prazo. Além de gostar do tema, Benchimol acredita que uma boa alimentação torna a vida mais produtiva.

5. “Ah, se eu soubesse”, de Richard Edler 

O autor perguntou para muitas pessoas bem-sucedidas: “o que você gostaria de ter sabido 25 anos atrás?”. Presidentes, diretores, publicitários, advogados e outros profissionais de sucesso responderam à questão e o resultado são dicas e lembretes que podem ajudar você a tomar melhores decisões.

6. “Endurance: A lendária expedição de Shackleton à Antártida”, de Caroline Alexander 

O livro conta a história de um navio que em 1914 partiu rumo à Antártida e as aventuras e momentos de perigo que a tripulação viveu durante meses em alto mar. É uma obra sobre resistência e companheirismo.

Invista seu dinheiro para realizar seus maiores sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça.