Mais paulistanos pretendem poupar décimo terceiro em 2008, diz Fecomercio

Em comparação com 2007, o aumento é de 3 pontos percentuais, passando de 35% para 38% das intenções

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com pesquisa da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), neste ano, mais paulistanos pretendem aplicar na poupança o dinheiro extra proveniente do 13º salário.

Em comparação com 2007, o aumento é de 3 pontos percentuais, passando de 35% para 38% das intenções em 2008. Mesmo assim, o principal destino que será dado ao dinheiro ainda é o pagamento de dívidas.

Compras de Natal

Além de poupar mais, o paulistano, segundo a Fecomercio, apresentou outra mudança entre 2007 e 2008. Neste Natal, ele pretende gastar menos o 13º salário com as compras natalinas, como mostra a tabela a seguir.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Intenções de uso do paulistano para o 13º
Intenção 2007 2008
Quitar dívidas 38% 38%
Poupar 35% 38%
Realizar compras de Natal 25% 22%
Não sabe ou não respondeu 1% 1%

Fonte: Fecomercio-SP

Décimo terceiro

De acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), cerca de R$ 78 bilhões devem ser injetados na economia brasileira por conta do pagamento do décimo terceiro salário, cujo valor médio estimado é de R$ 1.105.

Garantido pelo artigo 7º da Constituição Federal de 1988, o benefício consiste no pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano. Assim, todo trabalhador com carteira assinada, bem como aposentados, pensionistas e trabalhadores avulsos, têm direito a receber a gratificação, proporcional ao tempo trabalhado, a partir de quinze dias de serviço.