Imóveis: proposta cria financiamento social para baixa renda

Se aprovado, projeto de lei prevê financiamento social àqueles que têm renda de até três salários mínimos

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Está em análise na Câmara proposta com a finalidade de conceder mais crédito às famílias de baixa renda para aquisição da casa própria. O Projeto de Lei 4.328/08 prevê a criação de uma modalidade de financiamento social.

De autoria do deputado Fernando Chucre (PSDB-SP), o projeto, se aprovado, estabelece que o financiamento será feito com contratos firmados com recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social).

Segundo informou o deputado à Agência Câmara, 90% do déficit habitacional atinge famílias de baixa renda e, por isso, uma política habitacional eficiente seria aquela que “exige que as unidades produzidas estejam compatíveis com o perfil da demanda”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os benefícios

O projeto determina que o financiamento social, inserido no âmbito do Sistema Nacional de Habitação, será destinado às famílias com renda mensal de três salários mínimos.

O crédito proposto será concedido a taxas de juros de 6% ao ano, com atualização monetária na mesma periodicidade e índice aplicado às contas vinculadas do FGTS. O projeto prevê também que a cota de financiamento pode ser de até 100% do valor necessário à complementação do pagamento do imóvel, limitada à capacidade de pagamento do mutuário, que terá até 240 meses (20 anos) para pagar o saldo devedor.

Para complementar a capacidade de pagamento das famílias beneficiadas, a proposta também permite a concessão de subsídios complementares, por meio de doação total ou parcial do valor do terreno, da infraestrutura, do material de construção ou de serviços ou recursos financeiros.

Continua depois da publicidade

Centralização dos recursos

O deputado Chucre acredita que, ao centralizar os recursos, o FNHIS facilita a gestão de tais recursos, “cuja utilização pode se tornar mais produtiva dessa forma”. Além disso, para ele, “a criação do sistema e do fundo representa um grande avanço, porque, de um lado, o SNHIS articula e coordena a ação de instituições e órgãos que desempenham funções no setor da habitação e, de outro, o FNHIS centraliza os recursos”.

O Projeto de Lei tramita em caráter conclusivo, quando não é necessária a votação em Plenário, e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; Finanças e Tributação; Constituição e Justiça e de Cidadania.