Programas de trainee pagam salários de até R$ 6,4 mil; saiba como se destacar

Diretor da recrutadora Hays, Raphael Falcão apontou os principais pontos aos quais os candidatos devem se atentar e se dedicar

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A “temporada de trainees” acontece anualmente entre os meses de junho e setembro, em sua maioria, e é esperada por estudantes e recém-formados das mais diferentes áreas. Isso porque quem promove o programa são empresas gigantes, entre as melhores do Brasil para se trabalhar, e oferecem bons salários.

Entre as que já abriram as inscrições para o processo seletivo estão a Ambev, Votorantim Cimentos, Itaú, Santander e Suzano. A remuneração chega a R$ 6,4 mil e, no caso da Ambev, cada vaga é disputada por até 3 mil candidatos.

Essa é uma das características comum aos programas de trainee. Por isso, é preciso destacar-se no processo seletivo e ter ótimo desempenho em cada uma das etapas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Os programas de trainee brasileiros no geral buscam profissionais ‘multitask’ e que tenham habilidades para participar do processo inteiro, desde o planejamento, passando pela operação até o reporte de resultados”, explicou a recrutadora de talentos HAYS, cujo diretor, Raphael Falcão, selecionou quais são os pontos aos quais os candidatos devem se atentar para terem destaque no processo seletivo.

A seguir, confira quais são:

Conheça a empresa
O primeiro ponto que dá destaque aos candidatos é mostrar que conhecem a empresa em que desejam trabalhar e também que existe aderência entre a cultura da companhia e o candidato. Portanto, pesquisar e conhecer ao máximo antes de o processo seletivo começar é indispensável.

Continua depois da publicidade

Entenda o processo seletivo
Cada programa de trainee cria seu próprio processo seletivo. Isso significa que o candidato participando de mais de um consecutivamente deve entender qual o objetivo de cada fase e preparar-se para tal, principalmente para as etapas que são mais “detalhadas”.

Tenha todos os requisitos básicos exigidos
Em sua maioria, as companhias exigem que os candidatos tenham “uma formação de qualidade, o domínio de um segundo idioma, de preferência o inglês, além de experiências internacionais”, aponta a Hays. Isso pode variar e é imprescindível que o candidato cumpra com todos eles.

Conheça o estilo da empresa
Buscar relatos de funcionários e ex-funcionários da companhia é uma boa tática para entender o que ela valoriza e exige de seus funcionários, além de se preparar para o dia a dia que enfrentará.

“Tem companhias que usam um estilo mais agressivo, enquanto outras optam por atitudes mais humanizadas na forma de gerir o negócio. Depois de entrar nos processos com características de gestão e valores mais próximos à sua personalidade, as chances de sucesso são maiores”, explicou Raphael.

Persista
Não ser aprovado no programa de trainee de uma companhia não significa que o mesmo acontecerá com outros. É importante não desistir e persistir até o final.

Invista parte de seu salário para construir patrimônio. Abra sua conta na XP Investimentos.

Tópicos relacionados