Conteúdo editorial apoiado por

Cassol e Todimo unem forças para concorrer com varejistas globais de construção

Empresas com atuação no Sul e no Centro-Oeste integram operação comercial; juntas faturam mais de R$ 2 bi

Mitchel Diniz

Publicidade

Duas varejistas regionais do segmento de home center se preparam para unir forças e bater de frente com concorrentes globais, como Telhanorte e Leroy Merlin. A Cassol Centerlar, do Sul do país, e a Todimo, do Centro-Oeste, firmaram parceria para integrar suas áreas comerciais em uma única estrutura. O faturamento combinado das empresas, hoje, supera R$ 2 bilhões por ano. Juntas, elas possuem mais de de 600 fornecedores, seis centros de distribuição e 66 lojas em cinco estados.

“Não é uma fusão, não é uma troca de ações e não tem injeção de capital. […] A ideia foi integrar a área de compras para tentar negociar volumes maiores, com mais competitividade, além de compartilhar mix e logística”, explicou Juliano Bortoloto, sócio da Todimo, ao IM Business.

“A gente vai passar a ter um único ponto de contato com os fornecedores. Vamos comprar em conjunto, negociar em conjunto e unificar sortimentos”, complementou Rodrigo Cassol, presidente do grupo Cassol.

Continua depois da publicidade

Rodrigo Cassol (à esquerda) e Juliano Bortoloto (Divulgação)

A operação, que depende do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), deve ampliar a oferta de produtos aos clientes das varejistas e trazer ganhos de eficiência para as duas empresas, que fizeram grandes investimentos e abriram quase 20 lojas no último ano e meio.

Os executivos não cravam números, mas dizem que os ganhos de sinergia com a parceria “não são pequenos”. “O varejo é um negócio de escala e margem baixa. Todo ganho percentual é relevante, e com aumento de competitividade, de sortimento, vemos também oportunidade de aumento de receita”, afirma Cassol.

“Acreditamos que o varejo voltará a crescer um pouco em 2024, mas não será um ano de euforia, como em 2021”, disse Bortoloto. As empresas preveem crescimento de dois dígitos em suas receitas este ano com as lojas já existentes.

Publicidade

Os executivos afirmaram que parceria não muda o plano de expansão orgânico das varejistas. A Todimo prevê a abertura de quatro novas lojas este ano. Já a Cassol, por enquanto, vai abrir uma nova unidade nos próximos dias, em Florianópolis.

“A integração comercial também influencia no desenho de um formato novo de loja. Mas o nosso foco no momento é a captura de sinergias”, disse o presidente do grupo Cassol.

Rodrigo é sobrinho do fundador do grupo, Adroaldo Cassol, que começou o negócio com uma pequena serraria no município catarinense de Urubici. Atualmente a holding, com sede em Florianópolis, possui mais de três mil funcionários e, além do varejo, atua na indústria de pré-fabricados, desenvolvimento imobiliário, reflorestamento e beneficiamento de madeira.

Continua depois da publicidade

A Cassol Centerlar é líder na região Sul, com mais de 30 lojas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além de três centros de distribuição.

A Todimo, por sua vez, surgiu no início da década de 1980 da sociedade entre Bortoloto e outros três empreendedores paranaenses. Hoje a empresa conta com 33 lojas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Novas integrações entre as empresas não estão descartadas. “Estamos dando início a uma jornada que começa por uma área estratégica”, conclui Bortoloto.

IM Business

Newsletter

Quer ficar por dentro das principais notícias que movimentam o mundo dos negócios? Inscreva-se e receba os alertas do novo InfoMoney Business por e-mail.

Preencha o campo corretamente!
E-mail inválido!
Preencha o campo corretamente!
Preencha o campo corretamente!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Mitchel Diniz

Repórter de Mercados