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Com volta de Pontofrio, Casas Bahia tenta recolocar marca sob os holofotes

Empresa resolve recuperar nome antigo de bandeira diante da baixa adesão do público consumidor

Felipe Mendes

Megastore das Casas Bahia (Divulgação)

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O grupo Casas Bahia, ex-Via, anunciou a volta da bandeira Pontofrio, depois de uma substituição malsucedida da marca para “Ponto”, em 2021. O movimento veio na esteira de uma série de simplificações promovidas pelo varejo para adequação aos novos tempos, em que o minimalismo ganhou importância, dos nomes às logomarcas. Agora, no entanto, esse movimento parece perder força, com algumas marcas abandonando as mudanças.

“Isso aconteceu porque as pessoas tendem a simplificar o nome das marcas por algo mais pronunciável. Normalmente, usa-se o prefixo para isso. Essa comunicação mais simplificada facilita na hora de pensar em aplicativos e implementações digitais”, diz Eduardo Tomiya, CEO da consultoria TM20 Branding.

Há de se destacar outras mudanças de nome nessa mesma linha, como a varejista de moda Riachuelo, que adotou RCHLO, e a seguradora Porto Seguro, que passou atender por apenas Porto. A provedora de tecnologia Locaweb mudou para LWSA, em alusão ao código negociado na bolsa, LWSA3. “Se a simplificação for demasiada, no entanto, pode ocorrer uma perda na identidade da marca. O ideal para as empresas é ter humildade e sempre escutar o consumidor para analisar e avaliar o risco envolvido em uma mudança, para minimizar as chances de dar errado”, complementa Tomiya.

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De volta às origens

O grupo Casas Bahia já havia simplificado o nome de sua holding de Via Varejo para apenas Via, mas mudou sua denominação social para Grupo Casas Bahia, rememorando suas origens, em setembro de 2023. Em comunicado para divulgar a mudança de sua bandeira “Ponto”, o grupo reconheceu que o nome não emplacou da forma como se imaginava.

“O Grupo Casas Bahia reconhece a importância de ouvir e se adaptar às necessidades de seus clientes. Após o processo de simplificação para ‘Ponto’ em 2021, a decisão de voltar ao nome icônico foi tomada em resposta aos desejos e à forte conexão emocional do público com a marca, que continuava se referindo a ela como Pontofrio”, afirmou a empresa em nota.

A troca também acontece em um momento desafiador para a companhia. No quarto trimestre de 2023, a marca Ponto teve sete lojas fechadas, quatro localizadas em rua e três em shopping centers. A bandeira fechou a temporada com 135 unidades físicas – a bandeira Casas Bahia, por sua vez, encerrou 2023 com 943 lojas, encerrando dez operações nos últimos três meses do ano. Ao longo do ano, foram encerradas 55 lojas.

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A receita líquida contábil da companhia reduziu 16,2% no quatro trimestre de 2023 na comparação com o mesmo período do ano anterior, para R$ 7,4 bilhões.