Fechar Ads

Atentado contra Bolsonaro: o que há de errado com a esquerda radical?

Chegamos a um ponto em que manipuladores estão abusando de ferramentas ideológicas de esquerda radical, usando abertamente a agitação de mentes doentes para criar o caos e tomar o poder. Não vão conseguir, mas espalharão o seu veneno para outras mentes perturbadas, e farão com que percamos energia preciosa para reconstruir o país, pois será necessário controlar esses núcleos terroristas isolados, para evitar que se articulem ainda mais.
Por  Alexandre Pacheco
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Havendo, no incidente ocorrido com o candidato Jair Bolsonaro, traços evidentes de que se tratou de um crime político, e que partiu de ideologias radicais de esquerda, fica a pergunta: o que há de errado com essas pessoas?

É caraterística dos movimentos de esquerda desejar alcançar a “igualdade de resultados” agora, por entender que as pessoas e a sociedade não caminham naturalmente para essa direção. E somente há um modo de conseguir isso: tomar o poder e usar o Estado para “nivelar” as desigualdades à força, tirando de “quem tem” para entregar para quem “não tem”.

Para tomar o poder na democracia, o mecanismo usado pela esquerda é simples: agitar as pessoas que não têm nada a perder (porque não têm patrimônio, renda, emprego ou família), formar maioria usando essas pessoas e eleger as lideranças usando o caos criado com ideias “revolucionárias”.

Os movimentos radicais de esquerda vão além, tentando usar a energia dos “excluídos” para tomar o Estado com base na violência, valendo-se da polícia e das forças armadas para dominar as instituições civis (imprensa, associações, famílias, igrejas e templos, partidos políticos, judiciário). Esse é o mecanismo da “paixão da comoção” que Hannah Arendt bem expõe no seu monumental livro “Sobre a Revolução”, e que explica a histeria própria dos movimentos radicais de esquerda. Agitam-se as mentes da maioria com ideias venenosas para, com isso, usar a força mobilizada das pessoas com o objetivo de tomar o poder.

Vemos, por outro lado, que todos os movimentos de esquerda partem de uma premissa: não acreditam que a sociedade caminha espontaneamente para a melhoria de vida das pessoas. Em maior ou menor grau, desconfiam de indivíduos, da livre iniciativa, de empresas e de empresários, das famílias, das religiões e das garantias legais dadas à propriedade privada e às liberdades individuais plenas, preferindo substituir tudo isso, sem vacilar, pelo arbitramento dos “conflitos sociais” valendo-se do Estado.

Logo, é característica dos movimentos de esquerda algum grau de autoritarismo, pois em última instância desconfiam das escolhas livres feitas pelos indivíduos, de forma que desejam tomar o Estado para impor as suas ideias, mesmo que isso seja feito contra a vontade da maioria ou de parcela expressiva da sociedade. Os esquerdistas acreditam profundamente que suas ideias são melhores, e que portanto vale a pena impô-las aos outros usando o Estado para isso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Deus do esquerdista, portanto, é o Estado. Na sua cabeça, basta que “políticos benevolentes e eficientes” tomem o Estado para que as desigualdades sejam niveladas, o egoísmo dos mais ricos seja controlado, a corrupção seja extinta e a pobreza desapareça. No seu entender, a prosperidade seria muito mais uma consequência de “políticas públicas” do que de “esforço individual”. A história demonstra que essa visão é absurda, e que o Estado é, pelo contrário, uma organização muito mais capaz de praticar abusos e concentrar privilégios do que distribuir bem-estar e felicidade para a maioria. Mas o esquerdista é assim: confia demais na sua razão e duvida profundamente da milenar experiência. 

O esquerdista radical, por outro lado, acredita que está preso em um mecanismo que não foi montado por ele, e que essas “forças conservadoras” são mais fortes do que a sua vontade ou criatividade seriam capazes de superar. E essa sensação de aprisionamento mental causa efeitos particularmente fortes em pessoas angustiadas, ansiosas ou que tenham algum grau de neurose. Esse sentimento de prisão mental causa danos à cabeça do esquerdista radical, por cultivar uma raiva contra o mundo que é capaz de tirar completamente o seu foco nas suas próprias potencialidades e nas suas próprias responsabilidades.

No seu livro “Em busca de sentido”, Viktor Frankl, psiquiatra sobrevivente de 4 campos de concentração, diz não ignorar que haja “fatores condicionantes”, mas destaca que podemos tomar uma posição frente aos condicionamentos e superar as piores condições não apenas materialmente, mas espiritualmente. Ele chega a explicar como mesmo em um campo de concentração algumas pessoas conseguiam alcançar liberdade espiritual e encontravam sentido em suas vidas, mesmo estando famintos, exaustos e à beira da morte. Para o esquerdista radical, essa ordem de ideias não faz sentido, porque nada existe além do plano material.

Outro traço negativo da mentalidade esquerdista radical é o modelo mental de pensar com oposições, seguindo a ideia de “conflitos de classes”: pobres contra ricos, homens contra mulheres, médicos contra pacientes, padres e pastores contra fiéis, empresários contra consumidores, patrões contra empregados. Ignora-se, com essa ideia de oposições, que, em uma sociedade livre, as pessoas mais cooperam do que competem destrutivamente. E, pior, ignora-se a única oposição que realmente é perigosa na sociedade: aquela que existe entre quem domina o Estado (e pode usar a violência contra a maioria) e quem é dominado pelo Estado (e que está sob risco permanente de ser escravizado por uma minoria que venha a tomar o poder). Esse, sim, é o conflito que importa, mas o esquerdista radical propositalmente o ignora por uma razão simples: suas ideias somente funcionam quando o Estado é usado contra a maioria.

Leia mais: 
– Bolsonaro sobe de 26% para 30% dos votos e lidera isolado; Ciro desponta no 2º lugar, diz pesquisa
– Perfil do Facebook de acusado de esfaquear Bolsonaro tem postagens contra o candidato

Os mecanismos psicológicos de agitação habitualmente usados pela esquerda radical são perigosos, porque encontram, com facilidade, mentes perturbadas que são capazes de praticar violência. Os esquerdistas moderados sabem disso, e controlam o seu discurso naturalmente divisionista para não incitar os mais jovens e os neuróticos a tumultos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas é inegável que, no Brasil, temos esquerdistas que não são moderados assim, e que usam a “paixão da comoção” como ferramenta de propagação de ideias, valendo-se de sentimentos negativos como inveja, medo, tristeza e raiva como mecanismos para encontrar Adelios prontos a esfaquear alguém. E até mesmo cabe perguntar: Quantos Adelios mais estão espalhados pelo país, prontos para praticar atos de violência? Quantos núcleos de produção de Adelios estão ativos no Brasil?

Chegamos a um ponto em que manipuladores estão abusando de ferramentas ideológicas de esquerda radical, usando abertamente a agitação de mentes doentes para criar o caos e tomar o poder. Não vão conseguir, mas espalharão o seu veneno para outras mentes fracas e perturbadas, e farão com que percamos energia preciosa para reconstruir o país, pois será necessário neutralizar esses núcleos terroristas isolados, para evitar que se articulem ainda mais.

O meu chamado é para que jovens passem a desconfiar de ideologias de qualquer natureza, e venham a confiar mais em si mesmos e no seu poder de transformar a sua vida, buscando um propósito maior para sua existência – ter uma família, ajudar alguém com atos de caridade, buscar a prosperidade com suas próprias forças.

Também estendo o meu chamado para os mais velhos, principalmente os intelectuais e jornalistas que conhecem profundamente o que eu estou falando. Identifiquem nas suas ideias e na sua fala a raiz da violência que é capaz de envenenar a cabeça dos jovens e que produzem Adelios. Seus filhos e netos poderão ser vítimas do hospício que está sendo criado no Brasil. Tomem consciência, arrependam-se e parem com isso.

Alexandre Pacheco é Advogado, Professor de Direito Empresarial e Tributário da Fundação Getúlio Vargas, da FIA, do Mackenzie e Doutorando/Mestre em Direito pela PUC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Siga Alexandre Pacheco no Linkedin, no Youtube, no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

Alexandre Pacheco Professor de Direito Empresarial e Tributário da FGV/SP, da FIA e do Mackenzie, Doutor em Direito pela PUC/SP e Consultor Empresarial em São Paulo.

Compartilhe

Mais de Jogo das regras

Jogo das regras

Reforma Tributária: o peso das obrigações legais no Brasil e a chamada “simplificação”

Seria mais prudente manter a essência do sistema tributário como existe hoje, reduzindo obrigações legais e complexidades na apuração de tributos. Eventualmente, criando um tributo temporário, para rápida redução do déficit fiscal e do endividamento, uma vez que o corte de gastos não pode ser feito na velocidade que é necessária para alcançar o rápido equilíbrio das contas públicas.
Jogo das regras

O que impede a redução da carga tributária brasileira

Não é possível reduzir, neste momento, a carga tributária do país, infelizmente. O Brasil gasta muito mais do que arrecada e está no cheque especial. Se reduzir seus tributos, o déficit público poderá aumentar em uma velocidade maior do que os ganhos de produtividade que a redução da carga tributária seria capaz de trazer.
Jogo das regras

O que, de fato, há de errado com os tributos no Brasil?

Obviamente a carga tributária elevada do Brasil é um freio brutal para o desenvolvimento do país, massacrando a população em geral. É um redutor significativo do investimento nacional e estrangeiro, razão de fuga de capitais brasileiros para o exterior e causa de agravamento da pobreza não somente de empresários, mas também da população mais carente, que também paga pesados tributos, e que ainda sofre com o desemprego causado por esse cenário econômico ruim, agravado pela tributação.
Jogo das regras

Reforma Tributária: Guerra de vaidades em 5 fronts

Estamos assistindo a um desejo dos envolvidos na Reforma Tributária de mudar por mudar o sistema tributário, com a disputa pela autoria de ideias supostamente geniais, para que os nomes dos autores que vencerem essa disputa perigosa sejam colocados em uma placa, em manchetes de jornais ou em posts das redes sociais.
Jogo das regras

Os caminhoneiros querem uma dentadura na forma de óleo diesel

Não deixa de ser engraçado ver os críticos dessa situação atacando o Bolsonaro como se ele não tivesse sido eleito por eleitores chantagistas. E como se ele, ainda, não tivesse concorrido com outros candidatos que também prometeram suas dentaduras, em um país que se move por esse racional desde que se começou a praticar eleições por aqui.
Jogo das regras

A Reforma Tributária da Câmara dos Deputados virou pauta bomba

Não se faz Reforma Tributária apenas com ideias e com "articulação política": faz-se com a experiência do corpo técnico do Governo e com números oficiais. E esse ato de prudência é necessário porque uma mudança legislativa dessa envergadura vai afetar milhões de pessoas e milhares de empresas, além de sujeitar os cofres públicos a riscos de perdas arrecadatórias que, em um cenário de déficit fiscal, podem piorar as condições já ruins das contas públicas.
Jogo das regras

Presidente Bolsonaro caminha para a desastrosa tributação dos dividendos

Na eleição passada, quase todos os candidatos a Presidente defenderam publicamente a tributação dos dividendos. Podemos dizer, ainda, que tal solução conta com a simpatia da "classe falante", dos chamados "formadores de opinião". O que surpreende é que a tributação dos dividendos, sendo uma pauta do espectro político da esquerda, tenha sido adotada pelo Presidente Bolsonaro - por isso eu acredito que ele não percebeu as variantes dessa discussão, sendo que ainda há tempo para ele se informar a respeito e arquivar essa ideia ruim.