Publicidade
O cenário de forte digitalização do mercado financeiro não tem inibido a estratégia de expansão física da XP Investimentos (XPBR31), que já está presente em 17 cidades brasileiras. E a expectativa é que este número cresça ainda mais nos próximos anos, confirma Guilherme Sant’Anna, diretor de canais da XP.
“Nosso objetivo é elevar para 100 o número de ambientes físicos nos próximos cinco anos e cobrir todas as regiões do País”, projeta. “A ideia é estreitar o relacionamento e ajudar na educação financeira dos clientes”, afirma o executivo da empresa – que inaugurou 11 espaços só em 2025.
Atualmente, a empresa conta com onze unidades do Espaço XP, que funcionam como vitrines institucionais da marca e são voltadas à presença regional, posicionamento e conexão com o mercado local.
Além disso, a XP conta com outros sete ambientes espalhados pelo Brasil com foco específico em infraestrutura de trabalho para assessores de investimentos, oferecendo suporte operacional para o crescimento do modelo de canais diretos da companhia.
“Não é uma estratégia para criar agências bancárias e vender produtos, queremos ter um espaço físico para garantir o propósito da XP no atendimento à pessoa física e apresentar todos os nossos conteúdos”, diz Sant’Anna. “Desta forma, também podemos reforçar a marca da nossa empresa que nasceu no digital e muita gente pelo Brasil ainda não a conhece”, pontua.
Leia também: XP é eleita referência nacional em investimentos pelos RPPS do Brasil
Continua depois da publicidade
Espaços XP e espaços de trabalho da casa

Espaços XP (Data de inauguração)
- Manaus – Adrianópolis (27/04/2022)
- Brasília – Guará (17/10/2023)
- Fortaleza – Aldeota (14/12/2023)
- Recife – Boa Viagem (24/01/2024)
- Campinas – Cambuí (11/06/2024)
- Curitiba – Batel (18/06/2024)
- Faria Lima (São Paulo) – Itaim Bibi (24/07/2024)
- Goiânia – Setor Marista (19/03/2025)
- Cuiabá – Duque de Caxias (24/04/2025)
- Belo Horizonte – Savassi (25/09/2025)
- João Pessoa – Jardim Oceania (27/10/2025)
Hubs XP em operação (ordem de inauguração):
- Salvador
- Porto Alegre
- Vitória
- Ribeirão Preto
- São José dos Campos
- Brasília
- Barra da Tijuca (Rio de Janeiro)
Juntos, explica Sant’Anna, os dois formatos reforçam a estratégia de regionalização da marca, ampliam a capilaridade da empresa em praças estratégicas e fortalecem o ecossistema formado por assessores, escritórios parceiros e investidores.
Continua depois da publicidade
Em 2025, os locais abrigaram cerca de 600 eventos – que receberam mais de oito mil investidores. Graças aos espaços, a XP calcula que outros cinco mil profissionais parceiros foram impactados no período.
Leia também: Número de assessores de investimento cresce mais de 500% em dez anos, aponta Ancord
Brasília já sente os efeitos da presença física da XP

Brasília é, até o momento, a única cidade do país a concentrar simultaneamente um Espaço XP e o espaço de trabalho da casa — sendo o último o maior já lançado pela empresa. Os resultados observados na capital federal se destacam e tornam a região um caso emblemático da estratégia da companhia.
Continua depois da publicidade
Entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025, a operação no Distrito Federal registrou aumento de 80% na base de clientes ativos atendidos pela equipe local, resultado classificado como expressivo pela direção da XP.
“Brasília tem um potencial enorme e oportunidade de ganho de share (participação de mercado)”, comemora Sant’Anna, destacando que a estratégia está em linha com o DNA da XP. “Ensinar o brasileiro a investir quando ninguém ensinava”, lembra.
Os números de Brasília, acrescenta, também evidenciam a intensificação do acompanhamento personalizado aos investidores da região e a relevância da presença institucional da XP nessa praça.
Continua depois da publicidade
Leia também: XP Educação passa a aceitar a nota do Enem para graduação em Mercado Financeiro